As festas de Sant´Ana, em Leça da Palmeira

Capela de Sant'Ana - Leça da Palmeira
Partilhe:

Translate

Joaquim MonteiroEste fim de semana decorrem as festas de Sant´Ana. Simultaneamente, decorre o XVIII FESTARTE. Muitos leceiros – e muitos visitantes também – continuam a não compreender que não são a mesma festa, embora se complementem.
As festas de Sant´Ana, com uma enorme tradição na cultura leceira, decorrem entre 23 e 26 de julho (de quinta a domingo), com a organização a pertencer à Junta de Freguesia, em colaboração com a paróquia.

O FESTARTE, já na sua XVIII edição, decorre entre 26 de julho e 2 de agosto e a organização pertence ao Rancho Típico da Amorosa.

Os dias das festas de Sant´Ana, também pela sua reduzida dimensão temporal, são os que mais público atraem a Leça da Palmeira. Passei algum tempo no recinto e verifiquei que a adesão foi significativa, apesar das noites estarem um pouco mais frias do que o habitual.

As danças dos jovens do Grupo Atitude, a apresentação da equipa do Leça Futebol Clube, o fogo de artifício, os espetáculos musicais e as barraquinhas, contribuíram para chamar a comunidade leceira a dizer presente.

Mas também o festival de folclore e a missa solene com a participação dos grupos participantes no FESTARTE contribuíram para o sucesso destes quatro dias de festa.

Terminados estes quatro dias de festas de Sant´Ana, continuam as atividades da FESTARTE, mas já não apenas em Leça da Palmeira. Os grupos atuarão em diversos dias e em diferentes palcos, espalhados pelas freguesias do concelho de Matosinhos. O melhor a fazer, para quem quer acompanhar as apresentações dos grupos, é analisar com atenção o programa oficial do FESTARTE.

As barraquinhas em Leça da Palmeira manter-se-ão abertas até ao dia 2 de agosto. Todos os dias os leceiros poderão confraternizar nas barraquinhas de «comes e bebes», contribuindo assim para as coletividades aí presentes, bem como adquirir uma ou outra recordação nas barracas de artesanato e ajudar os jovens na sua angariação de fundos.

Nos últimos anos temos assistido a uma fraca participação nos restantes dias de festa. O que não deveria acontecer. Lamentavelmente, também este ano já ouvi vários comentários do género: “a partir de segunda a festa passa para Matosinhos”, o que me leva a pensar que este ano irá acontecer o mesmo.

Não sendo de todo verdade estes comentários, é um facto que as atividades no parque Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira ficam reduzidas e que a sua publicitação não é suficiente. Nas barraquinhas e por toda a freguesia estão afixados cartazes com o programa das festas de Sant´Ana, mas não do FESTARTE, o que leva a que muitos pensem que as festas terminam no domingo, dia 26. É algo a rever pela Junta de Freguesia.

Aproveito para desejar a todos os leceiros em particular e a todos os que leem estes artigos uma boas férias, que seja um tempo para descansar a mente e o corpo, pois logo a seguir vêm tempos importantes para todos nós.

Desta vez não direi até à próxima semana, mas sim, até daqui a três semanas.

Saudações leceiras

Joaquim Monteiro


Partilhe:

Comentar