5 de novembro é dia de inaugurações em Matosinhos

Partilhe:

Translate


Dia de inaugurações em Matosinhos começa pela Capela da Boa Nova

Abrem portas no sábado, 5 de novembro, a requalificada Capela da Boa Nova, o Centro Incentivar a Partilha da Cruz de Pau e duas novas exposições na Galeria Municipal. A nova imagem dos mercados será também apresentada.

A inauguração da intervenção de requalificação da Capela da Boa Nova, em Leça da Palmeira, está marcada para as 10 horas de sábado, 5 de novembro. A cerimónia contará com a presença do bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e assinalará o fim dos trabalhos de restauro do templo, levados a cabo pela autarquia sob projeto da arquiteta Ana Crista. A capela fazia parte, refira-se, de um eremitério fundadopelos franciscanos no século XIV, incluindo alguns importantes exemplos de arte sacra.[su_spacer]Capela da Boa Nova

 

Inauguração do Centro Incentivar a Partilha da Cruz de Pau

De tarde, pelas 15 horas, será inaugurado o Centro Incentivar a Partilha da Cruz de Pau, um projeto inovador de combate à exclusão social que serve de base ao uso dos recursos comuns ali instalados, estimulando a empregabilidade e o empreendedorismo social de base comunitária. Resultado da colaboração entre a Câmara Municipal de Matosinhos, o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e a associação Incentivar a Partilha, o equipamento conta já com a participação de duas dezenas de organizações e projetos, oferecendo à população um vasto conjunto de valências, do aconselhamento de famílias pobres endividadas à promoção da literacia e da cidadania digital, mas também na área do nano e do microcrédito, no combate ao desperdício e ao absentismo e insucesso escolar, no apoio a reclusos e sem-abrigos ou da educação para o empreendedorismo.

Duas novas exposições na Galeria Municipal

À noite, pelas 21h30, abrem as portas duas novas exposições na Galeria Municipal: Ricardo Barros concebeu “Ex-voto”, uma intervenção artística inspirada na tradição dos ex-votos, enquanto Alfredo Barros apresenta “Bailado dos Planetas”, um conjunto de pinturas representativas de diferentes períodos da sua obra, merecedora, entre outros, de prémios da associação italiana Progetto Athanôr, da Fundação António de Almeida ou da revista “International Artist”.

A festa “De volta ao mercado”

Pelas 22 horas terá ainda início, no Mercado Municipal de Matosinhos, a festa “De volta ao mercado”, com a atuação de João Pedro Pais, dos Sangre Ibérico e dos Átoa, a qual vai servir também para apresentar a nova identidade visual dos mercados municipais, desenvolvida pelo estúdio Vestígio. A festa dará ainda a conhecer o novo layout das esplanadas do mercado municipal, o mais recente passo de uma estratégia que, após a reabilitação física do equipamento, tem procurado dar uma nova vida ao mercado, mantendo as suas características tradicionais e acrescentando-lhe novas valências, como a incubadora de design, o espaço cultural Manifesto e novas lojas e restaurantes.


Partilhe:

Comentar