Museu e Quinta de Santiago – Leça da Palmeira

Museu da Quinta de Santiago
Partilhe:

Translate


Para muitos leceiros, falar das «Quintas» significa falar da Quinta da Conceição para o povo em geral e da Quinta de Santiago para os eruditos. Tal não podia ser mais errado.


Ambas as quintas permitem recordar a história de Leça da Palmeira e Matosinhos. A Quinta da Conceição num aspeto mais religioso e ambiental e a Quinta de Santiago numa área mais quotidiana e artística.

Não podemos dissociar a Quinta da Conceição da presença dos frades do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ordem de S. Francisco e dos seus jardins belíssimos, alguns em estado «selvagem», que permitem um contacto com a natureza.

Entrada Quinta de Santiago

Igualmente não podemos dissociar a Quinta de Santiago do edifício que foi residência da família Santiago de Carvalho e Sousa e das obras de arte que ela encerra e que hoje fazem parte do acervo do Museu da Quinta de Santiago.

O Museu da Quinta de Santiago, também conhecido como Casa-Museu da Quinta de Santiago, permite-nos uma viagem ao passado. Do quotidiano de uma família aburguesada, através dos diferentes espaços da casa e da área envolvente ocupada pelos jardins, bem como das transformações que a própria cidade foi conhecendo ao longo do século XX, como a criação do Porto de Leixões, o ser lugar de encontro para poetas, músicos, pintores e ser local de moda para a burguesia endinheirada que pretendia «vir a banhos».

Desde 2010, o espaço da Quinta de Santiago é constituído por 3 edifícios: O Museu, composto por 2 pisos musealizados: o primeiro piso dedicado à história local e social, é um exemplo das vivências de finais de séc. XIX e princípios do séc. XX, e o segundo piso alberga exposições de longa duração, com exibição de obras do acervo de Arte da autarquia, do qual destacamos obras de António Carneiro, Agostinho Salgado, Augusto Gomes Aurélia de Souza e Joaquim Lopes; o Espaço Irene Vilar, dotado de auditório polivalente e espaço de serviços educativos; e a Casa do Bosque, onde se encontra instalada a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira e doada ao Museu.

Museu Leça Palmeira

No amplo jardim que rodeia o Museu o visitante pode encontrar obras escultóricas de Siza Viera, Rui Anahory e Lagoa Henriques

Muitos de nós leceiros temos excelentes memórias passadas na Quinta de Santiago e muitas mais podemos ter agora, pois o Museu tem uma série de atividades que se ajustam às diferentes fases da vida. Desde atividades para crianças, passando por outras para adolescentes e jovens, de visitas para adultos e outras atividades para menos jovens, o Museu da Quinta de Santiago procura responder aos diferentes interesses das pessoas e adaptas às diferentes idades.

A título de exemplo, tem visitas animadas, teatralizadas, «às escuras» e literárias; tem atividades que passam por ateliês de exploração de exposições, de descoberta; tem a Universidade Sénior.

Horários do Museu da Quinta de Santiago:

De abril a setembro
Terça a domingo das 10h às 18h
(encerra para almoço das 13h às 15h)

De outubro a março
Terça a sexta das 10h às 18h
(encerra para almoço das 13h às 15h)
Sábados, domingos e feriados das 15h às 18h


Contactos Museu da Quinta de Santiago:

Telefone: 229392410
Email: [email protected]
Serviço Educativo: [email protected]
http://www.facebook.com/museuquintasantiago

Morada: Rua de Vila Franca, 134, 4450-802 Leça da Palmeira

Localização: 41º11’34.49’’N / 8º 41’28.89’’W

Transportes: Metro Linha A – Mercado de Matosinhos | STCP 507 | Resende 105, 106 e 120

Entradas e estacionamento:
Rua de Vila Franca, 134, 4450-802 Leça da Palmeira
Rua Pinto de Araújo, s/n, 4450-776 Leça da Palmeira


Partilhe:

1 comentário

Comentar