Translate
Como certamente vai concordar, a responsabilidade de ter um negócio é bastante grande, porque estão envolvidos impostos, funcionários, o nome da casa e uma série de atividades que embora possam parecer muitas das vezes burocráticas, são necessárias para que o seu negócio funcione em pleno.
Existem alguns negócios mais exigentes do que outros, tanto em complexidade como em mão de obra e a parte da Restauração é sem dúvida uma daquelas que requer mais empenho. Nesse contexto, elaboramos para si algumas dicas importantes para fazer a boa gestão de um negócio na área da restauração, quer seja um restaurante grande ou apenas uma pequena tasca.
Concorrência e local
Quando está a tentar criar o seu negócio da restauração, é importante confirmar qual é a concorrência que tem ao redor, e também planear o local que possa atrair mais pessoas. É certo que posteriormente o local pode ser conhecido pelo nome e virem pessoas de fora, no entanto nos primeiros tempos um local central vai certamente ajudar na parte de ver o seu negócio crescer.
Plano financeiro
É necessário planear a parte das finanças antes de ter um negócio aberto, nomeadamente avaliar eventuais necessidades de financiamento do projeto e confirmar se tem todo o dinheiro disponível. Além da entrada do seu próprio investimento, poderá ser necessário pedir um empréstimo ao banco. No caso de ser necessário empréstimo bancário, deve falar com o seu banco antes de iniciar qualquer processo de compra.
Não descure a elaboração de um plano de negócios, pois ele serve para validar a sua ideia inicial de negócio assim como para ter uma base comparativa anual da sua evolução.
Deve também considerar a contratação de serviços de contabilidade locais tal como este que recomendamos, uma vez que estando perto de si tudo é mais fácil de se resolver com a visita pessoal aos escritórios.
Licenciamento
É necessário cumprir todas as normas de segurança e licenciamento, pelo que deve registar a sua empresa, colocar o horário de funcionamento afixado, colocar também o livro de reclamações físico devidamente sinalizado, e fazer as partes burocráticas que vê em qualquer restaurante, podendo também obter informações junto do Balcão do Empreendedor, um site do Governo que fornece informações adicionais sobre os licenciamentos necessários.
Preço justo
É necessário também fazer as contas sobre aquilo que realmente vai conseguir praticar em termos de preço e não vale a pena ter preços muito altos para tentar ter um lucro maior quando na realidade isso vai ter um efeito oposto e poderá ter menos clientes do que os seus concorrentes. Faça uma pesquisa exaustiva do mercado e, mesmo depois da abertura do restaurante, reajuste os preços em função de alguns eventuais erros que possa cometer. No caso da região da Leça da Palmeira, um bom peixe à mesa não deve faltar.
Marketing digital
Lembre-se de recomendar aos seus clientes que façam avaliações positivas nas redes sociais e também no Google Maps do seu restaurante. Por isso, é necessário registar-se em todos estes serviços para conseguir encaminhar devidamente os seus clientes para lá, Considere também ter uma ementa publicada nas redes sociais e um QR Code com a ementa para quem prefere ler a ementa no smartphone.
Conclusão
Abrir um restaurante diferenciado é sempre uma mais valia para a população local de Leça da Palmeira, pelo que utilizando estas informações pertinentes que deixamos poderá ter muito sucesso e elevar a região a ter mais um futuro local bem frequentado e com qualidade.