Associação ambiental alerta para perigos da água da Praia de Matosinhos

Terminal Petroleiro de Leixões
Partilhe:

Translate

APDL desmente relação entre mancha e os trabalhos em curso


Na sequência da reportagem emitida ontem, 26.08.2021, pelo Porto Canal, sob o tema “Associação ambiental alerta para perigos da água de Matosinhos”, em que foi veiculada a informação de uma eventual mancha detetada na Praia de Matosinhos decorrente de obras de ampliação do porto de Leixões, a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo emitiu um comunicado esclarecendo que as dragagens de manutenção dos fundos do posto A do Terminal Petroleiro de Leixões não colocam em causa a integridade das águas das praias de Matosinhos.

“Estão a decorrer dragagens de manutenção dos fundos do posto A do Terminal Petroleiro de Leixões cujos dragados, objeto de avaliação ambiental, são colocados a 2 milhas de distância, o que nada impacta com a qualidade das águas da praia de Matosinhos, não havendo qualquer relação direta entre a mancha referida e os trabalhos em curso”.


No mesmo comunicado, emitido pela administração portuária, pode ainda ler-se “que relativamente à empreitada de Prolongamento do Quebra-mar e das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Leixões não decorre neste momento qualquer dragagem,  estando somente a ser desenvolvidos trabalhos de preparação de obra”.

Recorde-se que, no final do ano passado, a APDL anunciou a construção de um novo viaduto no Terminal Petroleiro do Porto de Leixões. A empreitada resulta de um investimento de mais de 3,5 milhões de euros por parte da administração portuária e da empresa Galp.


pub


Partilhe: