Bairros Saudáveis: MatosinhosHabit promove qualidade de vida no concelho

Programa “Bairros Saudáveis”
Partilhe:

Translate

A MatosinhosHabit, em articulação com a Câmara Municipal de Matosinhos, está a desafiar as várias instituições e associações do concelho a apresentarem projectos comunitários de intervenção local ao abrigo do programa “Bairros Saudáveis”.


A decorrer até final do próximo ano, o programa “Bairros Saudáveis” pretende actuar ao nível da saúde e da qualidade de vida das comunidades, através do apoio de projectos desenvolvidos por diversas associações locais, em articulação com as autoridades de saúde e entidades públicas.

Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit«este programa será uma oportunidade para estimular a dinamização de vários projectos e ações comunitárias no âmbito do “trabalho em rede”, como, aliás vem sendo prática comum no nosso concelho, encaminhando-se assim para a resolução das necessidades identificadas localmente e para o desenvolvimento de trabalho de proximidade com a comunidade.»

Destinado às populações residentes em bairros ou outros territórios, estes têm de cumprir determinados requisitos, nomeadamente: condições de habitabilidade deficientes; rendimentos baixos; jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou de crianças, adolescentes e jovens sem condições para aceder ao ensino à distância; idosos em situação de isolamento, com rendimentos insuficientes; pessoas de risco em caso de COVID-19 e com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde.

Na qualidade de administrador da MatosinhosHabit e pelo trabalho com a comunidade que tem vindo a desenvolver no âmbito da habitação municipal, Tiago Maia foi convidado a participar num debate organizado pela Rede Nacional de Estudos de Habitação, sobre os Bairros Saudáveis. O objectivo da iniciativa é dar a conhecer a realidade atual, em termos habitacionais, onde o exemplo do município de Matosinhos será destacado. O debate contará ainda com representantes das câmaras municipais de Évora, Lisboa, Portimão e Seixal.


Partilhe:

Comentar