Biólogo de Leça da Palmeira é cabeça de lista do Livre ao Parlamento Europeu

Francisco Paupério

Marktest

Partilhe:

Translate

Francisco Paupério, investigador e dirigente do partido Livre, foi anunciado como o cabeça de lista nas eleições europeias de junho.


Em comunicado, o Livre anuncia que Francisco Paupério, que já tinha vencido a primeira volta, voltou a ficar em primeiro na segunda volta das primárias, na qual concorreram seis candidatos, com 5.667 pontos, seguido da dirigente e número dois do partido no Porto nas últimas legislativas, Filipa Pinto, que conquistou 3.777 pontos.

Francisco Paupério tem 28 anos, é natural de Leça da Palmeira, e a sua profissão é investigador. É formado em biologia, com especialização em bioinformática, pelas Faculdades de Ciências das Universidades do Porto e Lisboa e está atualmente a concluir o doutoramento em Biologia Integrativa e Biomedicina no Instituto Gulbenkian de Ciência.

Foi número três pelo partido no círculo do Porto nas legislativas de março.

Os resultados, ordenados em razão da regra da paridade, de acordo com o número 2 do art.º 42 do Regulamento das Primárias Abertas do LIVRE, são os seguintes:

  1. Francisco Paupério: 5667,75 pontos
  2. Filipa Pinto: 3777,2 pontos
  3. Carlos M.G.L. Teixeira: 3125,91 pontos
  4. Mafalda Dâmaso: 3032,88 pontos
  5. Tomás Cardoso Pereira: 2343,99 pontos
  6. Inês Pires: 2164,39 pontos

O Livre tem duas formas de militância: os membros, que têm direito a eleger e ser eleitos para cargos internos, votar documentos estratégicos e pagam quotas; e os apoiantes, que não contribuem monetariamente mas podem candidatar-se ou ser eleitos nas primárias.

A participação nas primárias do Livre é aberta a qualquer cidadão, desde que este assine a carta de princípios deste partido, respeito o código de ética e assine um “acordo de compromisso”, sob pena de ser retirada a confiança política.

Todos os cidadãos têm permissão para votar nas primárias do partido, caso assumam um compromisso de honra, “de participar de boa-fé no processo das primárias abertas e de zelar pela sua integridade e credibilidade”, subscrever os princípios e o programa político do Livre e declarar que não fazem parte de outro partido político.

As eleições europeias irão decorrer a 9 de junho.


Marktest


Partilhe: