Caminho das Escadinhas um projeto que interliga arquitetura, arte e natureza

Caminho das Escadinhas no Monte Xisto em Guifões

Marktest

Partilhe:

Translate

O Caminho das Escadinhas no Monte Xisto em Guifões é um projeto que interliga arquitetura, arte e natureza, inserido no programa Governamental – Bairros Saudáveis.


O Caminho tem como objetivo a criação de ligações pedonais entre as encostas do Monte Xisto e o território envolvente. Com a criação dos percursos o propósito passa por combater o isolamento entre o bairro e as zonas envolventes, assim beneficiando a acessibilidade quer dentro do bairro, quer com a paisagem natural e urbana.

A proposta dos Percursos Pedonais partiu de um debate entre os moradores e os projetistas, com a mediação da entidade promotora da candidatura, Tamanho Azul – Associação.

O percurso pedonal, entre o bairro de Monte Xisto e as margens do Rio Leça, faz com que na encosta poente, o percurso articula-se com o Corredor Verde de Leça e na encosta nascente, cria-se uma nova ligação à malha urbana.

“O projeto consistiu na reparação de degraus e corrimão, bem como na criação de um novo limite entre a escada pública e o terreno privado vizinho, criando-se uma estrutura de bancos convidando ao usufruto da própria escadaria como lugar de repouso”, refere o espaço cultural INSTITUTO.

Caminho das Escadinhas

O projeto propôs “coser” a topografia acidentada do Monte Xisto, onde há uma carência de ligações ao território envolvente.

Os objetivos passaram por fortalecer as redes de vizinhança; promover um contínuo natural ao ligar os lados Nascente e Poente do Monte Xisto, através da sua cumeada; melhorar a urbanidade do bairro; promover uma obra colaborativa sendo o intercâmbio profissional uma das mais valias do projeto, no trabalho com a comunidade, os construtores.

No local, houve um processo de “despoluição” onde “uma antiga ruína de uma casa que estava abandonada há mais de 40 anos”, foi requalificada para um local de convívio, onde houve a instalação de bancos em todos os “quartos” da edificação.

O percurso pedonal foi projetado por Paulo Moreira Architectures, foi executado por construtores locais liderados por José Silva, morador do bairro. Neste local, também houve a intervenção artística do coletivo Verkron.

A União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões foi entidade parceira deste projeto.

O programa Bairros Saudáveis é um programa nacional de “natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis”.


Marktest


Partilhe: