Capela do Corpo Santo devolvida à traça original

Capela do Corpo Santo
Partilhe:

Translate

A Câmara Municipal de Matosinhos promove amanhã, terça-feira, 24 de novembro, uma visita ao património religioso do concelho, a qual culminará com a cerimónia de bênção da Capela do Corpo Santo, em Leça da Palmeira, que foi objeto de uma obra de requalificação levada a cabo pela autarquia e orçada em 130 mil euros.

A visita contará com a presença do senhor bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, estando o seu início marcado para as 16 horas.

A capela do Corpo Santo foi mandada construir em 1557, em honra do mártir São Pedro Gonçalves (Telmo), pelos tripulantes da nau Nossa Sra. da Conceição, sobreviventes de um naufrágio nos penedos de Leixões. Intervenções posteriores, no início do século XX e em 1967, impuseram algumas mudanças no templo, nomeadamente a remoção do reboco exterior, tendo a intervenção agora realizada, que contou com o apoio técnico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, devolvido a capela à sua traça original.

No interior, a capela conta com diversas esculturas dos séculos XVI a XVIII, as quais foram tratadas por uma equipa especializada, tal como sucedeu com o retábulo, o púlpito, a grade, o coro-alto e a sanca, e com os granitos interiores e exteriores. A empreitada implicou ainda a criação de uma nova sala de velórios no espaço da antiga sacristia, a instalação de um novo soalho de madeira, semelhante ao original, o aprumo e reforço das paredes, a eliminação de humidades e a construção de um novo telhado (similar ao original, mas prevendo placas de poliuretano e subtelha).

in CMM


Partilhe:

Comentar