Bárbara Tinoco é cabeça de cartaz das Festas de Sant’Ana 2024

Bárbara Tinoco, nas Festas de Santana, Leça da Palmeira
Partilhe:

Translate

Entre 26 de Julho e 04 de Agosto, o Parque público Engº Fernando Pinto de Oliveira, em Leça da Palmeira, recebe a edição de 2024 das Festas de Santa Ana.


O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Matosinhos – Leça da Palmeira, com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e colaboração do Rancho Típico da Amorosa, contará com uma programação variada, com especial destaque para as atuações de Luigi Ferreira, Bárbara Tinoco, José Pinhal Post-Mortem Experience, Abba Mia e Catarina Almada.

Na edição de 2024, Bárbara Tinoco é cabeça de cartaz das Festas de Sant’Ana. A cantora e compositora portuguesa, que atuará no dia 27 de julho, sábado, pelas 22h00, tornou-se conhecida pela sua participação no concurso de talentos The Voice Portugal, em 2018. Dois anos depois, alcançou o 2º lugar no Festival RTP da Canção, ao conquistar o voto do público. Em 2021, venceu o Globo de Ouro da SIC para Melhor Intérprete. A artista é hoje uma das mais conhecidas figuras musicais nacionais, cujo sucesso é resultado de um percurso exemplar.

Na noite de 27 de julho, está também agendado o tradicional Fogo de Artifício (piromusical), um espetáculo que combina música e fogo de artifício de forma sincronizada. Este será um dos momentos altos da noite e um dos mais aguardados do programa.

Fogo de Artifício
Fogo de Artifício (piromusical)

Ainda no campo musical, destaque para o regresso aos palcos do cantor romântico Luigi Ferreira que, com a sua banda, abrirá o programa das festas, no dia 26 de julho.

Segue-se Bárbara Tinoco (27 julho) e o grupo musical José Pinhal Post-Mortem Experience (28 julho), um projeto de tributo ao músico popular José Pinhal. José Pinhal, cantor e compositor português, nasceu em 1952 em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos. Apesar de não ter alcançado grande sucesso em vida, a sua obra despertou interesse quase 30 anos após a sua morte. Venceu o primeiro Festival da Canção do Norte em 1979 e gravou três álbuns. Faleceu em 1993, deixando um legado que ressurgiu recentemente com entusiastas e tributos.

Festarte - Matosinhos - Portugal

Para além, destes dois grandes concertos, a edição 2024 das Festas de Sant´Ana & XXV FESTARTE contam também com outras atuações musicais importantes, nomeadamente a banda tributo aos ABBA, “ABBA MIA” (2 Agosto), Catarina Almada (3 Agosto) e o espetáculo de fado da curadoria de Paulo Faria Carvalho, “3 Gerações, o mesmo Amor”.

No que diz respeito ao XXV FESTARTE, o Festival Internacional de Folclore, promovido pelo Rancho Típico da Amorosa, terá início no dia 28 de julho, domingo, pelas 15h30. Os grupos que nos visitam nesta edição chegam-nos do Botswana, Costa do Marfim, Espanha, Estados Unidos da América, Índia, Paraguai, Macedónia, Polónia e República Checa.

As festividades iniciam-se com a a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça da Palmeira, no dia 26, pelas 20h45, seguindo-se a Missa de Sant´Ana, pelas 21h00.

As Festas de Sant’Ana são complementadas com o já tradicional “Mercadinho de Sant’Ana” onde é possível encontrar artesanato, gastronomia e folclore.

Toda a programação é de entrada livre.

Cartaz das Festas de Santa Ana 2024


26 JUL a 4 AGO
Parque público Eng.º Fernando Pinto de Oliveira

26 JUL | SEXTA-FEIRA
20H45 |
ABERTURA DAS FESTAS DE SANT’ANA C/ PARTICIPAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO HUMANITARIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MATOSINHOS-LEÇA
21h00 | MISSA EM HONRA A SANTA ANA E SÃO JOAQUIM (Capela de Sant’Ana)
Durante a cerimónia, será dada a bênção às grávidas (que se tenham previamente inscrito) e a todos os avós presentes. A Eucaristia será celebrada pelo pároco da freguesia padre Francisco Andrade, que será auxiliado pelos diáconos e pelos vários grupos e Confrarias da Paróquia.
22H00 | LUIGI FERREIRA

Luigi Ferreira
Luigi Ferreira

27 JUL / SÁBADO
21h00 |
ATUAÇÃO DA ESCOLA DE DANÇA “ATTITUDE”
22h00 | BÁRBARA TINOCO
00H00 | FOGO DE ARTIFÍCIO

28 JUL / DOMINGO
15h30 |
XXV FESTARTE
22h00 | JOSÉ PINHAL POST-MORTEM EXPERIENCE

02 AGOSTO / SEXTA-FEIRA
22h00 | TRIBUTO AO ABBA “ABBA MIA”

03 AGOSTO / SÁBADO
22h00 | CATARINA ALMADA

4 AGO / DOMINGO
15h00 | ENCERRAMENTO DO XXV FESTARTE – (Jardim Basílio Teles)
21H30 | GRANDE NOITE DE FADOS “3 GERAÇÕES: O MESMO AMOR”

Cartaz das Festas de Santana 2024 – Leça da Palmeira

Festas de Santana
Capela de Santa Ana

Sobre a Capela de Santa Ana

Embora já fosse referenciada em 1623, esta capela foi mandada demolir até aos alicerces e reedificada em 1762, pelo Dr. José dos Santos, Cónego Penitenciário na Sé de Mariana (Brasil). Seis anos depois (1768) foi reinaugurada, bem como a escadaria, com grandes festejos e uma procissão que percorreu Matosinhos e Leça.

Esta capela serviu ainda de hospital, entre junho e setembro de 1855, altura em que Leça e Matosinhos foram assoladas por uma gravíssima crise de cólera.

Nos anos 70 do século XX foi beneficiada com obras suportadas pela família dos Carvalho (a família dos detentores da extinta FACAR).

A respeito da escadaria e de toda a envolvente à capela, não resistimos a aconselhar a leitura a descrição que dela faz Camilo Castelo Branco na sua obra «Duas horas de leitura».

Altar-mor Capela de Santa Ana


Partilhe: