Cartaz das Festas de Santa Ana e Festarte 2023

Ranchos - festarte leça da palmeira
Partilhe:

Translate

Entre 26 de Julho e 06 de Agosto, o Parque público Engº Fernando Pinto de Oliveira, em Leça da Palmeira, recebe a edição de 2023 das Festas de Santa Ana.


O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Matosinhos – Leça da Palmeira, com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e colaboração do Rancho Típico da Amorosa, contará com uma programação variada, com especial destaque para as atuações de Marisa Liz, Souls of Fire, Mundo Secreto e Nelo Ferreira.

Na edição de 2023, Marisa Liz é cabeça de cartaz das Festas de Sant’Ana. A artista, que atuará no dia 29 de julho, sábado, pelas 22h00, é atualmente uma das maiores vozes nacionais. Acompanhada por um quarteto de músicos, Marisa Liz irá apresentar temas de “Girassóis e Tempestades”, o seu primeiro trabalho discográfico a solo lançado este ano, com produção de Moullinex, como “Guerra Nuclear” (inédito de António Variações), “Olha Lá” (com Joana Espadinha) ou “Foi assim que aconteceu”.

Nesta noite está também agendado o tradicional Fogo de Artifício, que será um momento alto do programa e um dos mais aguardados. Para além deste concerto, o programa das festas dá espaço também aos talentos da nossa terra como Souls of Fire e Mundo Secreto, que, pela primeira vez, atuarão em conjunto numa verdadeira homenagem a Leça da Palmeira. O concerto está agendado para o dia 28 de julho, sexta-feira, e promete também ser um dos pontos altos desta edição.

Ainda no campo musical, destaque para Nelo Ferreira, artista de música popular portuguesa que atuará na quinta-feira, dia 27 de julho, e a Noite de Fados de Sant’Ana, que se realiza no dia 30 de julho com a presença de algumas das melhores vozes do fado tradicional e da nova geração.

No que diz respeito ao XXIV FESTARTE, o Festival Internacional de Folclore, promovido pelo Rancho Típico da Amorosa, terá início no dia 30 de julho, domingo, pelas 15h30.

Na opinião do Presidente da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira – Paulo Ramos de Carvalho, “temos uma vez mais um programa extremamente eclético que percorrerá diferentes géneros e foi especialmente pensado para várias faixas da nossa população“.

As festividades iniciam-se com a a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça da Palmeira, no dia 26, pelas 20h45, seguindo-se a Missa de Sant´Ana, pelas 21h00.

As Festas de Sant’Ana são complementadas com o já tradicional “Mercadinho de Sant’Ana” onde é possível encontrar artesanato, gastronomia e folclore.

Toda a programação é de entrada livre.

Cartaz das Festas de Santa Ana 2023


26 JUL a 5 AGO
Parque público Eng.º Fernando Pinto de Oliveira

26 JUL | QUARTA-FEIRA
20H45 |
ABERTURA DAS FESTAS DE SANT’ANA C/ PARTICIPAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO HUMANITARIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MATOSINHOS-LEÇA
21h00 | MISSA EM HONRA A SANTA ANA E SÃO JOAQUIM (Capela de Sant’Ana)
Durante a cerimónia, será dada a bênção às grávidas (que se tenham previamente inscrito) e a todos os avós presentes. A Eucaristia será celebrada pelo pároco da freguesia padre Francisco Andrade, que será auxiliado pelos diáconos e pelos vários grupos e Confrarias da Paróquia.

Marisa Liz

27 JUL / QUINTA-FEIRA
21h00 |
ZÉ BARBOSA & MANO SURRA
22h00 | NELO FERREIRA

28 JUL / SEXTA-FEIRA
21h30 |
CLUBE DE MÚSICA DE PERAFITA
21h30 | SOULS OF FIRE &
22H30 | MUNDO SECRETO

29 JUL / SÁBADO
21h30 | ESCOLA DE DANÇA ATTITUDE
22h30 | MARISA LIZ
00H00 | FOGO DE ARTIFÍCIO

Fogo de Artifício
Marisa Liz

30 JUL / DOMINGO
15h30 | XXIV FESTARTE
21H30 | GRANDE NOITE DE FADOS com Francisco Moreira, Miguel Xavier, Pedro Ferreira, Joana Torres, Adriana Paquete e Mia Moura.
Viola de Fado: Rafael Carvalho Jr.
Guitarra Portuguesa: Mike Martins.
Baixo: Pedro Martins

4 AGO / SEXTA-FEIRA
21h30 |
DAVID EUSÉBIO

5 AGO / SÁBADO
21h30 | TANTO BATE ATÉ QUE SAMBA (Roda de Samba Feminina)

6 AGO / DOMINGO
15h30 | XXIII FESTARTE – Encerramento (Jardim Basílio Teles)

Cartaz das Festas de Santa Ana, 2023 - Leça da Palmeira

Festas de Santana
Capela de Santa Ana

Sobre a Capela de Santa Ana

Embora já fosse referenciada em 1623, esta capela foi mandada demolir até aos alicerces e reedificada em 1762, pelo Dr. José dos Santos, Cónego Penitenciário na Sé de Mariana (Brasil). Seis anos depois (1768) foi reinaugurada, bem como a escadaria, com grandes festejos e uma procissão que percorreu Matosinhos e Leça.

Esta capela serviu ainda de hospital, entre junho e setembro de 1855, altura em que Leça e Matosinhos foram assoladas por uma gravíssima crise de cólera.

Nos anos 70 do século XX foi beneficiada com obras suportadas pela família dos Carvalho (a família dos detentores da extinta FACAR).

A respeito da escadaria e de toda a envolvente à capela, não resistimos a aconselhar a leitura a descrição que dela faz Camilo Castelo Branco na sua obra «Duas horas de leitura».

Altar-mor Capela de Santa Ana


Partilhe: