Comemoração do Centenário das Aparições de Fátima

centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima

Partilhe:

Translate


Comemoração do centenário das Aparições de Fátima

Paróquia de Leça da Palmeira

Estamos a alguns dias do centenário da efeméride que marcou a Igreja Católica Portuguesa na segunda década do século XX: as aparições de Nossa Senhora a três humildes crianças na Cova da Iria. Foi a treze de maio de 1917 que a Virgem Santíssima veio ao nosso encontro, trazendo dos Céus uma premente mensagem, que se resume em três palavras: Conversão, Penitência e Oração. Era o desafio que a Senhora mais brilhante que o sol trazia para colocar aos três pastorinhos e, através deles, a toda a humanidade.

O mundo de então vivia um terrível flagelo: a Primeira Guerra Mundial. Era preciso “acordar” para o drama em que se vivia e, percorrer, como desejava Nossa Senhora, os caminhos da paz. Dizia: “se os homens e mulheres se converterem, então, o mundo encontrará a paz”. Os pastorinhos não deixaram de responder prontamente ao convite que a Senhora trazia, não só através da oração, mas também dos sacrifícios que faziam pela conversão dos pecadores.

Entendemos nós, comunidade, celebrar este grande acontecimento. Por isso, pensamos num programa e num itinerário que marcasse este dia: a comemoração do centenário da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima.

Procissão de Velas

Assim, no dia 12 de maio às 21h30, reunir-nos-emos na nossa igreja paroquial para, através da Internet, projetarmos as cerimónias do Santuário de Fátima presididas pelo Santo Padre o Papa Francisco. Rezaremos o terço em comunhão com os peregrinos presentes na Cova da Iria. Finda a recitação do terço, iniciaremos a procissão de velas, dirigindo-nos à Capela da Santana, conforme o programa que se segue, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima do retábulo da nossa igreja, aliás a imagem mais venerada da nossa paróquia.

No dia 13 de maio, dia do centenário da primeira aparição de Nossa Senhora às três humildes crianças, após a recitação do terço na Capela de Santana às 9 horas, acompanharemos a imagem de Nossa Senhora que percorrerá parte das avenidas e ruas da nossa cidade. Fazemo-lo, porque sabemos do carinho e do amor que o povo leceiro nutre pela Mãe de Jesus e Mãe nossa. Fazemo-lo num dia tão significativo para a Igreja Portuguesa e Universal: dia da canonização dos beatos Francisco e Jacinta, pastorinhos.

Procissão de Velas Leça da Palmeira

A imagem de Nossa Senhora de Fátima ficará ao longo do dia, por um período de aproximadamente uma hora, em 8 lugares espalhados pela paróquia, para que os fiéis da comunidade possam ter mais perto de suas casas a imagem de Nossa Senhora, tão querida, como sugeria já anteriormente, do povo leceiro. Poderemos, assim, contemplar a sua beleza, mas mais ainda o que esta imagem para todas e todos representa: o lugar que Maria, nossa Mãe e Senhora, tem nas nossas vidas.

A finalizar o dia, reunir-nos-emos de novo, às 21h30, nos Bombeiros para acompanharmos em Procissão de Velas a imagem de Nossa Senhora até ao Adro da nossa igreja onde será celebrada Missa campal. Finda esta, faremos a consagração a Nossa Senhora e, enquanto cantamos o “Adeus”, faremos a entronização da imagem de Nossa Senhora na nossa igreja, para continuar ali, no seu lugar a acompanhar e a ajudar quantas e quantos a Nossa Senhora se confiam.

Procissão de Velas Leça

PROCISSÕES E PEREGRINAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA PARÓQUIA

Dias 12 e 13 de Maio de 2017 – ITINERÁRIO

Dia 12: saída da IGREJA em Procissão de Velas quando estiver a iniciar-se a Procissão de velas em Fátima, vai por: Av. Dr. Fernando Aroso, ruas: Direita, Santana, Óscar da Silva, Vila Franca, Emídio Gomes da Silva, Camposinhos, Monte Santana e fica na CAPELA DE SANTANA.

Dia 13: 9 horas – Recitação do Terço na Capela de Santana. Pelas 9h30 início da Peregrinação pelas Ruas: Monte Santana, Óscar da Silva, Veloso Salgado, Dr. António Macedo; Acesso à AEP, Trav. de Camposinhos e Rua Gonçalves Zarco n.º 1880, JUNQUEIRA (chegada prevista às 9h45).

Sai pelas 11 horas da Junqueira, segue pela Trav. Gonçalves Zarco, Ruas: Leça Futebol Clube, Veloso Salgado, Francisco Maia, José Augusto de Almeida Cayolla, Emílio Garcia Ramirez, Maia Pinto, Trav. Dr. Manuel Monterroso, Rua Dr. Manuel Monterroso, Trav. Dr. Joaquim Madureira, CAPELA MONTE ESPINHO (chegada prevista às 11h15).

Sai pelas 12,30 horas da Capela Monte Espinho, segue pela Trav. Joaquim Madureira, Ruas: Manuel Monterroso, Justino Montalvão, Óscar da Silva, D. Marcos da Cruz, PRACETA D. MARCOS DA CRUZ (chegada prevista às 12,45 horas)

Sai pelas 14 horas da Praceta D. Marcos da Cruz, segue pelas Ruas: D. Marcos da Cruz, Almeiriga, Óscar da Silva, António Rocha Leite, Bataria, LAR DA BATARIA (chegada prevista às 14h15).

Sai pelas 15,30 horas do Lar da Bataria, segue pelas Ruas: Bataria, Óscar da Silva, Av. Dr. Fernando Aroso e Rua Eng. Fernando Pinto de Oliveira, PRACETA COHAEMATO (chegada prevista às 15h45).

– Sai pelas 17 horas da Praceta Cohaemato, segue pelas Ruas: Eng. Fernando Pinto de Oliveira, Sol Poente, Sardoal, Av. dos Combatentes, Ruas: Dois Amigos, Nogueira Pinto, ESCOLA DA PRAIA (chegada prevista às 17h15).

Sai pelas 18,30 horas da Escola da Praia, segue pela Rua Nogueira Pinto, Av. Combatentes da Grande Guerra, Ruas: Dois Amigos, Santos Lessa, António Nobre, Trav. dos Dois Amigos, Ruas: Moinho de Vento, Santa Catarina, Largo do Castelo, FORTE (chegada prevista às 18h45 horas).

Sai pelas 20 horas do Forte, segue pela Trav. do Castelo, Ruas: Matinho, Vareiro, Fresca, Av. Antunes Guimarães, BOMBEIROS MATOSINHOS-LEÇA (chegada prevista às 20h15).

Sai dos Bombeiros pelas 21,30 horas em Procissão de Velas, segue pela Av. Antunes Guimarães, Ruas: Dr. Augusto Cardia Pires, Guilherme Gomes Fernandes, Fresca, Agra, Dr. José Domingues de Oliveira, Jorge Bento, Av. Combatentes da Grande Guerra, TERMINANDO COM MISSA CAMPAL NO ADRO DA IGREJA.

Procissão de Velas

AO LONGO DO MÊS DE MAIO REZAREMOS O TERÇO:

na igreja e nas Capelas de Santana e Monte Espinho

Igreja: segunda, terça, quarta e sexta: às 18h15.
quinta: 18 horas, com exposição do Santíssimo Sacramento.

De dia 1 a dia 11: às 21h30 – com a catequese.

 

Santana e Monte Espinho: todos os dias às 21h30, exceto:

– dia 7: dia da Mãe, só haverá na igreja às 21,30;
– dia 12: só haverá na igreja, conforme programa;
– dia 13: será rezado na Procissão de Velas.

Programa:

01 – Segunda  –  1.º Ano de Catequese
02 – Terça  –  2.º Ano de Catequese
03 – Quarta  –  3.º Ano de Catequese
04 – Quinta  –  4.º Ano de Catequese
05 – Sexta –  5.º Ano de Catequese
06 – Sábado –  6.º Ano de Catequese
07 – Domingo –  Dia da Mãe – senhor diácono Raul Borges
08 – Segunda –  7.º Ano de Catequese
09 – Terça –  8.º Ano de Catequese
10 – Quarta  –   9.º Ano de Catequese
11 – Quinta  – 10.º Ano de Catequese
12 – Sexta – Unidos aos peregrinos no Santuário de Fátima
13 – Sábado  – Em Procissão de Velas
14 – Domingo – Acólitos e MECs
15 – Segunda – Cat. de Adultos
16 – Terça – Conf. das Almas
17 – Quarta – Conf. dos Passos
18 – Quinta – Coro do E. Santo
19 – Sexta – Coro do S.C. Jesus
20 – Sábado – Grupo de Jovens
21 – Domingo – Coro de M. Espinho
22 – Segunda – Leitores
23 – Terça – Conf. do Santíssimo
24 – Quarta  – Vicentinas
25 – Quinta – G. Paroquial Teatro
26 – Sexta – Coro de Jovens
27 – Sábado  – Partilhar e S. Miguel
28 – Domingo – Escu. Marítimos
29 – Segunda  – Pastoral Familiar
30 – Terça – Zeladoras
31 – Quarta – Fábrica da Igreja

Procuremos viver intensamente este mês dedicado à Mãe do Céu, participando com alegria nos momentos que nos são proporcionados.

Confiemos a Nossa Senhora os anseios e necessidades das famílias que vivem nesta nossa querida cidade.  Que a Mãe de ternura encha de amor e alegria os nossos corações e nos abrigue à sombra do seu manto virginal.


Partilhe:

Comentar