Translate
Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira celebra 50 Anos do 25 de Abril com programação cultural, desportiva e social.
Durante todo o mês de abril, a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira promove uma variedade de eventos para assinalar o 50º aniversário da revolução do 25 de abril de 1974. A programação inclui concertos, exposições e tertúlias, destacando-se a colaboração com os agrupamentos escolares da freguesia e seus alunos na criação de instalações artísticas pela cidade.
A programação do 50º aniversário do 25 de abril contará com várias instalações artísticas em diferentes pontos da cidade Os trabalhos serão realizados em colaboração com os agrupamentos escolares da freguesia e seus alunos.
Sessão “Matosinhos, Quem és tu?”
No dia 16 de abril, a sessão “Matosinhos, Quem és tu?” será dedicada ao movimento cooperativo, contando com a participação de representantes da Cooperativa de Habitação Água Viva, a Propeixe e a Cooperativa agrícola Ágrima.
Concertos
Dois concertos vão homenagear as canções de abril e a época da revolução. No dia 19 de abril, Anabela Silva e João Gusmão apresentarão um concerto no Salão Paroquial de Leça da Palmeira, que farão uma homenagem não só às canções de abril, mas também, às canções “importadas” de outros países que marcaram a década de 70 e o período da revolução. No dia 20 de abril, André Castro e Rogério Rocha interpretarão “Canções de Zeca Afonso” na Associação Recreativa e Cultural Aurora da Liberdade (ARAL), pelas 21h30.
Desporto
No dia 25 de abril, várias associações e clubes locais vão juntar-se para encontros amigáveis de desporto no Complexo Desportivo da Bataria, Pavilhão dos Desportos e Congressos de Matosinhos e CCD Vítor Oliveira.
O Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Carvalho, destaca a importância deste evento, afirmando que os 50 anos do 25 de abril são um marco histórico que merece ser celebrado e assinalado. Paulo Carvalho destaca a diversidade da programação, projetada para alcançar todos os segmentos da população, desde a juventude até os idosos, com eventos como a “Revolução no Largo” e tertúlias.
O autarca revela ainda a formação de uma comissão organizadora com representantes de diferentes grupos políticos para planear o programa comemorativo, destacando o caráter inclusivo e democrático das celebrações.
Consulte aqui a programação completa!