Translate
Quer seja um atleta experiente ou um adepto da prática de exercício físico que só agora se encontra no início da sua viagem, é bastante provável que já tenha ouvido falar de um dos suplementos mais aclamados do mundo do fitness – a creatina.
Este suplemento alimentar é frequentemente louvado pela sua impressionante capacidade de auxiliar o desempenho desportivo, assim como o crescimento e a recuperação musculares; no entanto, com tanta informação disponível, é natural que se torne difícil compreender o que é exatamente a creatina e de que forma é que a mesma pode beneficiá-lo.
É por isso que, ao longo deste artigo, abordaremos tudo aquilo de que precisa de saber sobre creatina, para que possa tomar uma decisão inteiramente informada, caso opte por incorporar este suplemento na sua alimentação.
O que é creatina?
Comecemos, então, por clarificar o que é creatina – de grosso modo, trata-se de um composto naturalmente criado pelo organismo e que se encontra principalmente nos músculos e no cérebro.
É também possível encontrá-lo em alimentos, nomeadamente carnes vermelhas e marisco; já sob a forma de suplemento, é extraordinariamente popular entre adeptos de práticas desportivas, sendo utilizado com vista ao incremento da massa muscular e da força física, já para não falar da melhoria do desempenho durante os treinos.
A ciência por detrás da creatina
O nosso organismo converte creatina em fosfocreatina, que é posteriormente armazenada nos músculos e utilizada como fonte de energia; a fosfocreatina, por sua vez, é convertida em trifosfato de adenosina durante treinos de alta intensidade, transformando-se numa fonte de energia natural ainda maior a que o corpo recorre para a prossecução da atividade física.
Ora, ao tomar um suplemento rico em creatina, estará a aumentar o armazenamento de fosfocreatina, permitindo, assim, que o seu organismo produza ainda mais trifosfato de adenosina. O resultado? Maior capacidade física para treinos de alta intensidade, mais potência e aumento da força muscular.
É seguro tomar creatina?
A segurança é primordial no que toca a suplementos, razão pela qual a creatina foi já profusamente estudada e considerada segura para consumo da parte de indivíduos saudáveis.
Poderão existir alguns efeitos secundários ligeiros, como desconforto no estômago ou cãibras, se bem que costumam estar relacionados ou com consumo impróprio ou com excesso de consumo; tal como acontece com qualquer suplemento, é sempre melhor prevenir do que remediar, pelo que é aconselhável consultar o seu médico antes de iniciar a toma.
Para quem é que a creatina é benéfica?
Embora os culturistas e os atletas de alta competição sejam potencialmente os primeiros a passar-lhe pela cabeça, a verdade é que é possível tirar partido da creatina sem que seja necessário estar incluído num destes grupos.
Qualquer pessoa que pratique exercício físico de alta intensidade pode beneficiar da melhoria de produção de energia inerente à creatina; até mesmo os idosos poderão encontrar vantagens na toma de um suplemento rico em creatina, com o intuito de combaterem o declínio da sua massa muscular e da sua força física, algo que acontece naturalmente com o avançar da idade.
Como usar creatina
A creatina pode ser facilmente incorporada na sua rotina diária, devendo ser tomada em duas fases:
- Fase de carregamento
Nesta fase, deverá ser tomada uma dose mais alta de creatina durante alguns dias, de modo a preencher rapidamente o armazenamento da mesma nos seus músculos.
- Fase de manutenção
Nesta segunda e última fase, deverá ser tomada uma menor porção, a qualquer altura do dia, embora os mais recentes estudos sugiram que se torna mais benéfico proceder à ingestão de creatina logo após as suas sessões de treino.
Escolha do suplemento de creatina mais indicado
Uma loja de suplementos costuma estar repleta de inúmeras marcas e tipos diferentes de creatina, embora a fórmula mais estudada e eficaz seja o monoidrato de creatina.
Nesse sentido, opte por uma marca de renome que conte com um processo de controlo de qualidade e da responsabilidade de terceiros, de modo a garantir as pureza e qualidade do produto.
Em conclusão
A creatina é um dos suplementos desportivos mais estudados de sempre, tendo já provado ser significativamente benéfica no que diz respeito ao crescimento e à força musculares, assim como no que toca ao rendimento obtido a partir da prática de exercício físico.
Não importa se se trata de um atleta em busca de novos horizontes relativamente ao seu desempenho ou de alguém que simplesmente procura um incentivo adicional para as suas rotinas de treino – vale sempre a pena incorporar creatina na sua rotina de fitness.
Só não se esqueça de que, tal como com qualquer suplemento, os resultados não serão visíveis da noite para o dia; a chave está na consistência.
Quando combinada com uma alimentação equilibrada, uma prática regular de exercício físico e uma quantidade de horas de sono adequada, a creatina poderá ajudá-lo a avançar rumo aos seus objetivos de fitness com ainda mais força e vigor.