Crianças com necessidades especiais apanham ondas na praia de Matosinhos

surf adaptado

Amazon

Partilhe:

Translate

São cada vez mais os praticantes de surf em Portugal (estima-se que o número chegue aos 700.000) e aqueles que sonham um dia poder desafiar as ondas. Nas praias de Matosinhos, um dos concelhos do país com condições mais favoráveis à prática de surf, são muitas as crianças a dar os primeiros passos neste desporto aquático. Para mostrar que o surf pode ser para todos, a escola Onda Pura Surf Center realiza nos dias 24 e 25 de setembro a quinta edição do Wave Series Porto e Matosinhos, que, no seu cartaz contempla o evento “Surf para Todos” e o Encontro Nacional de Surf Adaptado, ambos apoiados pelo MAR Shopping Matosinhos, no âmbito da sua política de responsabilidade social, AMAR.

Serão dois dias dedicados ao mar, com a participação de cerca de 50 crianças e jovens em ambos os eventos a experimentarem a sensação de desafiar as ondas na praia de Matosinhos. O evento “Surf Para Todos”, terá lugar no dia 24 de setembro, com início às 14h00, e o Encontro Nacional de Surf Adaptado, no dia 25, entre as 9h30 e as 14h30.

“Surf para Todos”

A iniciativa “Surf para Todos” contará com a participação de crianças vítimas de maus tratos e em situação de risco, com idades compreendidas entre os sete e os 12 anos. São crianças residentes nos principais agrupamentos de habitação social do município de Matosinhos e Porto, assim como aquelas que residem nos principais lares de acolhimento de Matosinhos.

surf adaptado matosinhos
Foto Arquivo

O objetivo do evento é facilitar e contribuir para o processo de reintegração e desenvolvimento emocional destas crianças. Através do modelo integrado de terapia e desporto, pretende-se aumentar as competências emocionais dos participantes, contribuindo para o bem-estar de cada um, no presente e no futuro, dar a conhecer esta modalidade e despertar o interesse por experiências futuras. Ao longo de quatro horas, as crianças terão um batismo de surf, um brunch onde poderão conviver e, no final, a entrega de prémios de participação.

Esta será a primeira edição de um evento que se pretende que venha a tornar-se anual, tal como já acontece com o Encontro Nacional de Surf Adaptado que se realiza pelo quarto ano consecutivo.

Wave Series Porto e Matosinhos

A quarta edição oficial do Encontro nacional de Surf Adaptado tem como base despertar nos participantes o seu lado mais descontraído, bem como criar um sentimento de bem-estar e convívio, através de uma atividade saudável num momento em comunhão com a natureza. O evento tem ainda como objetivo proporcionar uma experiência de surf inesquecível, mostrar o potencial terapêutico que o surf pode ter para este público, não só a nível psicológico como a nível de adaptações motoras dos indivíduos. O evento contempla uma experiência de surf, um brunch com tempo para convívio, um surf challenge (campeonato de surf entre os participantes e elementos da seleção nacional de surf adaptado) e a cerimónia de entrega de prémios.

Erasmus Surf Contest
Foto Arquivo


“Com o objetivo cumprido de promover a prática do surf junto de crianças carenciadas e jovens com necessidades especiais e incentivar o contacto com o mar e a natureza, estes dias serão marcados pela superação e pelas pequenas conquistas tão alegres destes jovens”, antecipa Marcelo Martins, fundador da Onda Pura Surf Center, a entidade organizadora, que conta com a colaboração das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos. O evento tem ainda o apoio institucional da Federação Portuguesa de Surf, da entidade de Turismo de Porto e Norte de Portugal e da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira.

“O apoio do MAR Shopping Matosinhos resulta do reconhecimento do potencial do surf para a integração social de populações mais fragilizadas da nossa comunidade. Tendo o evento esta premissa, além de promover o contacto destas crianças e jovens com a natureza e com a prática desportiva, não poderíamos deixar de participar”, explica Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

Marktest


Partilhe:

Comentar