Cruzeiro do “Caminho Marítimo de Santiago” chegou hoje a Matosinhos

Caravela Vera Cruz

Amazon

Partilhe:

Translate

Comitiva foi recebida por Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Próxima paragem é Viana do Castelo


O primeiro Cruzeiro do “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal, chegou hoje a Matosinhos. À chegada, a comitiva foi recebida por Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, num momento marcado pela visita à Caravela Vera Cruz, uma das mais de 20 embarcações que prosseguirão, até dia 13 de junho, rumo a Santiago de Compostela. O Cruzeiro, que partiu esta manhã da Ria de Aveiro, irá ficar em Matosinhos até à manhã de quarta-feira, dia 8 de junho, seguindo depois para Viana do Castelo, a última paragem em Portugal. A largada de dia 8 contará com a presença do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, que irá navegar a bordo da Caravela Vera Cruz até Viana do Castelo.

A passagem do Cruzeiro por Matosinhos coincide com as festas do Senhor de Matosinhos, estando previstas diferentes atividades na romaria, entre as quais a encenação “A Romaria do Senhor de Matosinhos”, pelo Rancho Típico da Amorosa, no Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, hoje, às 21h30. Já amanhã de manhã estão previstas visitas à Conservaria Pinhais, seguindo-se uma visita guiada ao Terminal de Cruzeiros e o Titan do Porto de Leixões e, ainda, ao MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. Durante o período da tarde, nos Paços do Concelho, terá lugar a sessão de lançamento do livro “Senhor de Matosinhos. Contar a Festa”, de Germano Silva e Alfredo Mendes.

Cruzeiro celebra Dia Mundial dos Oceanos em Viana do Castelo

Na manhã de quarta-feira, 8 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial dos Oceanos, o Cruzeiro do “Caminho Marítimo de Santiago” irá partir rumo à Marina de Viana do Castelo. À chegada, prevista para as 14h00, os nautas serão recebidos por Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e por Manoel Batista Calçada Pombal, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, no terraço da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Ainda no mesmo dia, a Caravela Vera Cruz estará aberta a visitas do público em geral das 16h00 às 19h00. Já no dia 9, a Caravela estará disponível para visitas a escolas das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, podendo o público também conhecer a embarcação até às 19h00.

Ainda na quinta-feira, ao longo de todo o dia, estão também previstas diversas atividades para os nautas, que vão ter a oportunidade de celebrar a cultura, a natureza e a oferta turística do Alto Minho. Rafting em Melgaço, star canyoning e visitas museológicas ao Navio Hospital Gil Eannes são apenas algumas das experiências disponíveis tanto para os tripulantes como para a comunidade local. Às 17h00, terá lugar um seminário com representantes de várias entidades nacionais e regionais. Refira-se, ainda, que, à semelhança das restantes paragens do Cruzeiro do “Caminho Marítimo de Santiago”, os nautas e cidadãos poderão, em Matosinhos e em Viana do Castelo, adquirir os inteiros postais da República, desenhados pelos Correios de Portugal (CTT) e que estarão disponíveis para venda ao público.

No dia 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, às 8h00, será feita a largada da comitiva do Cruzeiro do “Caminho Marítimo de Santiago” rumo a Baiona. Após a largada inaugural, que decorreu a 28 de maio, em Vila Real de Santo António, no Algarve, o Cruzeiro do “Caminho Marítimo de Santiago” já passou por Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche e Ria de Aveiro. Baiona (10 de junho), Vila Garcia de Arousa (11 de junho) e, por fim, Padrón (12 de junho) serão as paragens seguintes. Este itinerário por mar irá percorrer cerca de 500 milhas náuticas. O percurso final que liga Padrón a Santiago de Compostela será parcialmente feito a pé. Promovida pela Upstream Portugal e pela Fórum Oceano, a viagem conta com o apoio consultivo da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC).


Marktest


Partilhe: