Translate
Depois de se tornar no proprietário orgulhoso da sua casa de madeira, certamente irá querer mantê-la em tão bom estado quanto possível. Para realizar essa tarefa precisará de fazer a manutenção de forma periódica da sua habitação.
Reunimos um conjunto de dicas que vão ajudar todos os que precisam de cuidar das suas casas prefabricadas. Leia com atenção e comece desde logo a implementar as nossas sugestões.
Limpeza anual exterior
Uma lavagem anual do exterior é uma parte fulcral da manutenção da sua casa de madeira. Esta lavagem não só contribuirá para prolongar a vida da madeira, mas também ajudará a que a camada de proteção ou de tinta aplicada se mantenha em boas condições. A lavagem remove contaminantes superficiais tais como sujidade, bolor, míldio, teias de aranha, pólen e excrementos de pássaros que vão desgastando o acabamento de forma prematura.
A lavagem também oferece grande excelente oportunidade de ser proativo na procura de quaisquer problemas potenciais que possam necessitar de atenção, como fissuras, danos causados por insetos ou sinais de podridão. Se estiver a pensar aplicar uma nova camada de verniz ou óleo protetor, lavar a cabine com antecedência ajudará a aplicação a durar mais tempo.
Detetar o bolor precocemente
Se agirmos depressa e o encontrarmos cedo e determinarmos a causa, podemos muitas vezes eliminar rapidamente coisas preocupantes como bolor e mofo. Algumas causas possíveis incluem aspersores que pulverizam diretamente nos troncos, caleiras com fugas (ou mesmo ausência de caleira), salpicos de caleiras, espaços verdes colocados demasiado perto da casa (mantenha as suas plantas pelo menos a 60 centímetros de distância das paredes de madeira), e áreas com humidade muito elevada.
Deve garantir que não existem fontes de água em contacto com a madeira. Também deve garantir que as caleiras estão corretamente instaladas e impedem que a água caía diretamente sobre as tábuas. E finalmente, afaste as suas plantas da estrutura de madeira.
Tente manter os insetos longe
Os insetos são dos maiores inimigos das casas pré fabricadas, por isso deve esforçar-se para os manter afastados. Vigie regularmente as paredes exteriores, para garantir que não existem buracos onde os insetos se possam alojar e colocar os seus ovos.
Preenchimento de fendas
Uma das caraterísticas mais marcantes das casas de madeira é a sua capacidade de “respirar”. Conforme, a madeira se vai adaptando às condições locais (a fatores como a humidade e a temperatura) vai contraindo e expandindo. Nas casas pré fabricadas recentemente implantadas, isto tende a ocorrer sobretudo no primeiro e no segundo ano.
O surgimento de brechas pode parecer preocupante, mas na verdade não é algo que afete a robustez estrutural da habitação. Porém, convém é claro tratar desta questão.
O processo de preenchimento de tais fendas é designado por calafetagem e é até relativamente simples de aplicar. Com o material adequado, rapidamente conseguirá preencher as fendas, evitando que as mesmas sirvam de “ninho” a insetos mais atrevidos.
Aplicar o selante
As casas pré fabricadas de madeira devem ser protegidas através de uma camada de um produto protetor, mal são colocadas no terreno. Deixar a madeira no seu estado natural irá conduzir a uma degradação muito mais rápida.
Contudo, o selante aplicado também acabará por desbotar e desgastar-se com o tempo. Assim que começar a notar sinais de desgaste excessivo na camada protetora das paredes, é sinal que chegou a altura de reaplicar o produto.
Antes de proceder a uma nova aplicação de uma cada protetora convém lavar cuidadosamente as paredes de madeira. Tal deve ser feito com o recurso a um detergente apropriado (existem soluções neutras e até biológicas), o qual deve ser diluído em água seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante. Depois, é só escovar utilizando uma escova apropriada.
Verificar o telhado antes da temporada de inverno
Apesar de Portugal ser um país famoso pelo clima favorável e pelas muitas horas de sol, existem regiões onde o inverno pode ser particularmente chuvoso. Especialmente nessas zonas, é essencial que antes de se iniciar uma nova estação invernal, tenha o cuidado de verificar cuidadosamente o estado do telhado.
Existem diversos pontos que deve verificar, como: se existem telhas em mau estado ou que estão soltas, se alguns dos pregos foram removidos e se existem ninhos de pássaros ou outro tipo de sujidade deixada por animais.
Também muito importante, certifique-se que inspeciona com atenção o estado das caleiras. Caleiras com fugas ou entupidas podem ser um dos grandes problemas em casas pré fabricadas de madeira, já que podem dar origem a problemas como infiltrações, bolor ou apodrecimento.
Trabalhe também no perímetro da habitação
Além da própria casa, também deve de tratar do terreno envolvente, por forma a garantir que não acontecem danos inesperados.
Se a habitação fica no campo, deve aparar os arbustos e os ramos de árvores que estão demasiado perto. Até eventuais vasos com flores ou com outras plantas devem ser mantidos a uma distância considerável – algo com mais de 60 centímetros.
Plantas e arbustos perto das paredes da casa contribuirão para aumentar a humidade junto da estrutura e isso é algo que quererá evitar. Relativamente aos ramos das árvores, o principal risco é a queda, especialmente durante episódios de ventos fortes. A queda de um ramo no telhado pode provocar danos relevantes.
Gostaria de ter a sua própria casa pré fabricada de madeira?
Gostou das nossas dicas e ficou com vontade de investir numa nova habitação? Se já pesquisou online por “casas pré fabricadas preços”, certamente já notou que existe uma grande disparidade de preços entre diferentes fabricantes.
Recomendamos que estude atentamente a diversidade de modelos comercializados pela Maestro Casas, uma empresa europeia que conta com mais de 10 anos de experiência nesta área e que fruto de uma combinação de tecnologias de produção avançadas, com uma excelente capacidade logística, consegue oferecer os melhores preços do mercado, mantendo uma qualidade extremamente elevada.