Translate
Sábado, 16 de setembro // 16 horas // Rua Oriental
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, inaugura amanhã, pelas 16 horas, a nova Praça do Freixieiro, criada junto ao Pavilhão Gimnodesportivo do Freixieiro (Rua Oriental), na União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. Resultado de um investimento de 440 mil euros comparticipado por fundos comunitários, o projeto do arquiteto Carlos Coelho criou naquele local antes desqualificado um espaço de cidadania dotado de uma bancada/anfiteatro e de um equipamento lúdico-comercial, o qual inclui um café com sala de leitura e ludoteca, apoiado por uma esplanada.[su_spacer]
Praça do Freixieiro – um espaço de convívio e de exercício da cidadania
[su_spacer]Parte de um ambicioso programa lançado pelo ex-presidente Guilherme Pinto e que pretende dotar cada uma das freguesias do concelho de novas praças públicas, a criação da Praça do Freixieiro, com cerca de 3.750 metros quadrados, permitiu ainda efetuar o tratamento urbanístico da fachada do pavilhão da Associação Recreativa do Freixieiro. Foram igualmente reorganizados os arruamentos envolventes, ajustando a geometria da Rua Oriental ao novo espaço proposto e condicionando o tráfego na Rua do Viso.
Assumindo-se como um espaço de convívio e de exercício da cidadania, a praça foi executada no âmbito da iniciativa “Renovar Matosinhos”, que tem como objetivo primordial a qualificação de áreas ociosas e degradas, transformando-as em centros de convívio e de estímulo à fruição do espaço público. Para além da nova praça da Senhora da Hora, inaugurada no ano passado, o programa inclui o reordenamento do centro de Leça da Palmeira e da Praça de S. Roque, bem como a execução de novos espaços em Angeiras, no Padrão da Légua, junto à igreja de Custóias, em Lavra e no Seixo, estando já em fase adiantada de construção a nova Praça Guilherme Pinto, localizada em Matosinhos-Sul.
Comentar