Escola de Matosinhos representa o distrito no Parlamento Europeu

Epromat
Partilhe:

Translate

A Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT) vai representar o distrito do Porto na sessão nacional do Programa EUROSCOLA do Parlamento Europeu. O “passaporte” para a Assembleia da República, onde em maio decorrerá a sessão de apuramento das cinco escolas nacionais, foi obtido na sessão distrital organizada esta quarta-feira, em Paredes, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) sobre a “Igualdade de Género”.

Num universo de oito representações de outras tantas escolas candidatas, as jovens da EPROMAT venceram com a comunicação – escrita e oral – “(Des)Igualdade de Género da Europa“. A participação da dupla vencedora foi enriquecida com comunicação gestual tornando-a ainda mais inclusiva para a igualdade. Os outros participantes foram as escolas secundárias de Valongo, Paredes, Paços de Ferreira, Felgueiras, Almeida Garrett/Porto, colégio Nova Encosta/Paços de Ferreira e o externato de Vila Meã/Amarante. O júri foi composto pelo Delegado Regional Norte do IPDJ, por uma professora universitária e por um jornalista.

A fase final do Programa EUROSCOLA traduz-se na realização de diversas sessões, de um dia, no Hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo. Em cada sessão participam cerca de 500 jovens, representando Escolas dos vários Estados-membros da União Europeia. Os jovens participarão em grupos de trabalho multilingues, seguidos de uma reunião plenária, fazendo uso dos seus conhecimentos linguísticos para comunicar com os seus homólogos, incentivando-se a compreensão mútua dos diversos pontos de vista e expectativas.

JN


Partilhe:

Comentar