Conceição Almeida – CRE.Porto/ UCP (Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto/ Universidade Católica Portuguesa)

O Futuro: 12 Anos a Proteger a Vida Terrestre com o Cidadão

Translate

Fundação Serralves e Universidade Católica promovem 2.º Ciclo de Conversas “Alimentar uma causa”

Conversas Serralves: Domingo, dia 16 de junho, às 11h00, Serralves recebe Conceição Almeida, do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto/ Universidade Católica Portuguesa e coordenadora do projeto FUTURO, para conversar sobre “O FUTURO: 12 ANOS A PROTEGER A VIDA TERRESTRE COM O CIDADÃO” numa iniciativa integrada no Ciclo mensal de conversas “Alimentar uma Causa – Responsabilidade Social”, promovido pela Fundação de Serralves, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa no Porto.⁠

O projeto FUTURO é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas nesta região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores.

No âmbito do projeto são plantadas espécies arbóreas e arbustivas autóctones da flora portuguesa, que em conjunto com ações concertadas, promovem o restauro ecológico das áreas florestais da AMP. Ao mesmo tempo, procura-se informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas.

O acesso é gratuito e a inscrição pode ser feita através do link: https://bit.ly/3X8mR0D

“Alimentar uma causa” – Sessões

Ao longo do ano vão ser muitos os temas abordados.

Em fevereiro, Marta Rosas, docente da Faculdade de Direito – Escola do Porto, falará sobre “Direito, acompanhamento e inclusão: o que mudou e o que ainda pode mudar?”.

Em março será o momento de Helena Gonçalves, docente e coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, falará sobre “Idadismo (no trabalho): uma discriminação (in)visível?” “A Arte como fator de transformação social”, é o desafio que nos deixa Cristina Sá, docente da Escola das Artes, em abril.

Em maio, Constança Festas, docente da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem no Porto, vai falar sobre “Ser diferente – desafios da inclusão”. “O FUTURO: 12 anos a proteger a vida terrestre com o cidadão” por Conceição Almeida, do projeto das 100 mil árvores, é o tema de junho.

Em julho Filipe Pinto, coordenador da Área Transversal em Economia Social, vai falar sobre “Autenticidade ou cosmética? Transparência e impacto nas organizações sociais”.

O mês de outubro marca o regresso do Ciclo de Conversas com a presença de Marta Correia e Elisa Veiga, docentes da Escola Superior de Biotecnologia e da Faculdade de Educação e Psicologia respetivamente, vão falar sobre “Saúde e bem-estar dos estudantes universitários: lições da pandemia”.

A última sessão do ano, agendada para novembro, será liderada por Mariana Barbosa e Raquel Matos, docentes da Faculdade de Educação e Psicologia, sobre “De pequenino se torce o pepino: prevenir a indiferença social através da imaginação heroica”.


Data

01 Jul 2024 - 30 Nov 2024
A decorrer...

Mais Info.

Leia Mais
Serralves

Local

Serralves
Rua de Serralves, 97 - Porto

Julho 2024

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
1
2
3
4
5
6
7
Events for 1 Julho
Sem Eventos
Events for 2 Julho
Sem Eventos
Events for 3 Julho
Sem Eventos
Events for 4 Julho
Sem Eventos
Events for 5 Julho
Sem Eventos
Events for 6 Julho
Sem Eventos
Events for 7 Julho
Sem Eventos
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4