Exposição de homenagem aos 100 anos do arquiteto Fernando Távora
A exposição “Fernando Távora. Pensamento Livre” ficará patente no Porto até 3 de fevereiro de 2024
A exposição “Fernando Távora. Pensamento Livre” é inaugurada na cidade do Porto esta sexta-feira. Integrada nas comemorações do centenário de nascimento do arquiteto Fernando Távora, a exposição destaca a vida e obra deste ilustre arquiteto portuense, que celebraria 100 anos este ano. Organizada pela Fundação Marques da Silva (FIMS), que detém o acervo do Mestre, a exposição conta com a curadoria de Alexandre Alves Costa e sua equipa.
A mostra, que é única e apresenta apenas originais, destaca sete das obras mais emblemáticas de Fernando Távora, incluindo a Casa de Ofir (1957/1958), o Mercado da Feira (1953/1959), o Pavilhão de Ténis na Quinta da Conceição (1956/1960), a Escola do Cedro (1957/1961), a Pousada de Santa Marinha da Costa (1972/1985), o Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1993/2000) e a Casa dos 24 (1995/2003). Estes projetos serão exibidos com desenhos e maquetas originais do acervo de Fernando Távora, bem como novas imagens captadas por Paulo Catrica, proporcionando uma visão única do percurso profissional e da influência do arquiteto na arquitetura portuguesa.
Além das obras selecionadas, a exposição apresenta cinco miniexposições temáticas complementares, destacando a personalidade de Fernando Távora, sua vasta cultura, seu método de trabalho, uso do desenho e da história em seus projetos e seu legado na formação de gerações de estudantes de arquitetura.
Fernando Távora. Pensamento Livre
A exposição “Fernando Távora. Pensamento Livre” ficará patente no Porto até 3 de fevereiro de 2024, no Palacete Lopes Martins, e estará aberta ao público de segunda a sábado, das 14h00 às 18h00. O bilhete é gratuito para menores de 18 anos e tem o custo de 1,5 euros para idosos e 3 euros para o público em geral. No dia de inauguração, a entrada será gratuita. Após o Porto, a exposição viajará para Coimbra e Guimarães, com a possibilidade de ser exibida na Assembleia da República, em Lisboa.
Esta exposição faz parte do programa “Távora 100”, que comemora o centenário de nascimento do arquiteto Fernando Távora. O programa é organizado pela Ordem dos Arquitectos, a Fundação Marques da Silva, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, envolvendo cerca de 30 iniciativas ao longo de um ano, incluindo visitas guiadas, aulas abertas, lançamentos de livros, encontros, colóquios, workshops e outras atividades relacionadas com arquitetura. Para mais informações, consulte tavora100.pt.