Católica e Serralves inauguram exposição “Travelogue” de Pedro Barateiro no Porto

Exposição: “Mãos sobre a cidade” | Pedro Barateiro

Translate

Católica e Serralves inauguram exposição “Travelogue” de Pedro Barateiro no Porto

No dia 29 de fevereiro, às 18:30, vai ser apresentada a instalação Travelogue (2006), de Pedro Barateiro, no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa. Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, é a quarta iniciativa organizada no âmbito da adesão da Universidade Católica Portuguesa ao corpo de Fundadores da Fundação de Serralves e integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves.

A exposição Mãos sobre a cidade que vai estar patente até ao dia 24 de junho, apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais representados na Coleção de Serralves que se debruçam sobre a realidade urbana contemporânea, investigando processos de ordem física, económica, social e cultural que moldam a vida na cidade.

Desenvolvida especificamente para os quatro campi da Universidade Católica Portuguesa, a exposição culmina no Centro Regional do Porto com a apresentação da instalação Travelogue (2006), de Pedro Barateiro.

Barateiro encontra na investigação de arquivo e na criação de microficções, estratégias para desmontar narrativas históricas e contemporâneas que continuam a sustentar a cultura hegemónica ocidental. Na obra Travelogue, o artista apresenta uma compilação de imagens retiradas de filmes de propaganda do Estado Novo, outrora exibidos no início de sessões de cinema enquanto reportagens que documentavam o crescimento de cidades e a criação de infraestruturas nas antigas colónias portuguesas, em Angola e Moçambique. A estrutura de projeção concebida por Barateiro reforça o anacronismo destas imagens, que revelam hoje, mais do que a construção de cidade, a edificação de uma ideologia.

Mãos sobre a cidade

Mãos sobre a cidade inclui também um núcleo expositivo que reúne obras de diversos artistas no campus de Lisboa, e a apresentação de obras dos artistas E. M. Melo e Castro e Gordon Matta-Clark, nos Centros Regionais de Braga e Viseu. 

Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, é a terceira iniciativa organizada no âmbito da adesão da Universidade Católica Portuguesa ao corpo de Fundadores da Fundação de Serralves e integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.


Data

01 Abr 2024 - 24 Jun 2024
A decorrer...
Campus Porto da Universidade Católica

Local

Campus Porto da Universidade Católica
Rua de Diogo Botelho, 1327 - Porto
Categorias

Abril 2024

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
1
2
3
4
5
6
7
Events for 1 Abril
Sem Eventos
Events for 2 Abril
Sem Eventos
Events for 3 Abril
Sem Eventos
Events for 4 Abril
Sem Eventos
Events for 5 Abril
Sem Eventos
Events for 6 Abril
Sem Eventos
Events for 7 Abril
Sem Eventos
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5