Segunda edição do Festival de Jazz Bernardo Sassetti
Evento decorre entre 7 e 10 de dezembro, no Porto
A segunda edição do Festival de Jazz Bernardo Sassetti, organizado pela Casa Bernardo Sassetti, arranca esta semana, na cidade do Porto. Com concertos na Casa das Artes e na Casa da Música, além de Jam Sessions no Café Concerto, o evento recebe, até 10 de dezembro, vários nomes reconhecidos do jazz.
Na quinta-feira, 7 de dezembro, Kevin Hays – cabeça de cartaz do festival – sobe ao palco na Casa da Música, pelas 21h00. O músico conta com colaborações com artistas de destaque como Brad Mehldau, Lionel Loueke, Joshua Redman, Chris Potter e John Scofield, prometendo oferecer uma performance envolvente.
Na sexta-feira, 8 de dezembro, a celebração musical prossegue com duas sessões na Casa das Artes. Às 18h00, o palco será ocupado por Nomad Nenúfar, para uma experiência sonora única. Mais tarde, às 21h30, Yumi Ito, cantautora suíço-japonesa em ascensão, assumirá o protagonismo, trazendo uma abordagem refinada ao jazz.
Filipe Raposo e Ricardo Toscano são quem estará sob os holofotes no sábado, 9 de dezembro: às 18h00, Filipe Raposo conduzirá um cine-concerto na Casa das Artes; às 21h00, Ricardo Toscano, juntamente com o seu quarteto, revisitará a música de Bernardo Sassetti, na Casa da Música.
Por fim, no domingo, 10 de dezembro, o festival encerra com um concerto de Carlos Azevedo Quarteto, às 16h00, logo seguido da atuação de Neighbour Lizard com John O’Gallagher, às 17h00, ambos na Casa da Música.
As Jam Sessions serão o ponto de união entre todas as atividades do festival, sendo convidado um diferente trio em cada dia para fazer o set de abertura. Neste momento especial, professores, alunos e músicos profissionais terão a oportunidade de se apresentar e interagir num ambiente descontraído, estabelecendo conexões não apenas entre eles, mas também com a plateia.
As Jam Sessions acontecem no Café Concerto, entre as 22h30 e as 23h00, e os sets de abertura estarão a cargo de Gil Silva Trio (7 de dezembro), Miguel Meirinhos Trio (8 de dezembro) e João Ferreira Trio (9 de dezembro).
O Festival de Jazz Bernardo Sassetti tem a particularidade de ser itinerante, garantindo que cada edição anual decorre numa cidade diferente e envolve a totalidade do município, desde a autarquia, aos espaços de dinamização cultural locais, e os músicos de jazz da região em causa. Nesta segunda edição, o evento conta com o apoio da República Portuguesa/Direção Geral das Artes, da Casa da Música e Casa das Artes do Porto, da Égide – Associação Portuguesa das Artes, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e do Três Agá Estúdio.
“Com este festival, pretendemos incentivar os músicos a tocar os seus próprios projetos, honrando a liberdade criativa que Bernardo Sassetti prezava, valorizava e que tanto o caracterizava. Acreditamos que a melhor forma de honrar o nome do artista e agir no tecido cultural é através da formação. Por esse motivo, também este ano o fim de semana será antecedido de um workshop direcionado a estudantes de jazz com o quarteto do incontornável músico e pedagogo Carlos Azevedo”, sublinha Inês Laginha, Diretora Artística da Casa Bernardo Sassetti. “O que se pretende gerar com esta iniciativa é uma sinergia em torno do festival, criando atividades que promovam a união entre público, músicos profissionais e jovens estudantes”, conclui.
O workshop com Carlos Azevedo decorre nos dias 8 e 9 de dezembro, com apresentação dos alunos na manhã de dia 10. Esta é mais uma oportunidade única para estudantes de jazz explorarem a diversidade de estilos e a qualidade artística em Portugal, já que a frequência do workshop garante entrada livre em todos os eventos do festival.