“Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”

“Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”

Translate

Escola das Artes lança programa de concertos, conferências, exposições e performances para não silenciar histórias. Entre 15 de fevereiro e 29 de maio, todas as quintas, na Católica no Porto.


O título é inspirado na música de MC Carol em que a cantora num gesto poético chama a atenção para a necessidade de alterar a narrativa histórica da construção do Brasil: “professora, me desculpe / mas eu vou falar / esse ano na escola / as coisas vão mudar / nada contra ti / não me leve a mal / quem descobriu o Brasil / não foi Cabral.”

“Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões” é o tema do programa cultural da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa que pretende estimular o debate sobre o fazer da(s) História(s), mostrando como muitos artistas contemporâneos têm contribuído para a alteração de paradigmas. Uma parceria da Escola das Artes com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA). De 15 de fevereiro a 29 de maio, ao final da tarde de quinta-feira, a cidade do Porto vai receber concertos, conferências, exposições e performances para não silenciar histórias.

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes e co-curador do programa, sublinha que o ciclo “pretende construir um espaço de debate onde juntos possamos pensar as narrativas históricas e o modo como artistas de diferentes geografias e culturas têm sido motores fundamentais no alargamento e transformação dessa história oficial.” Sobre esta nova edição do programa, o diretor da Escola das Artes completa que “é fruto de um trabalho continuado da Escola das Artes em trazer temáticas com expressão no mundo não só artístico, como atual e global.”

“Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”

Através da interseção de várias áreas e de conhecimentos múltiplos, onde se cruzam perspetivas de artistas, realizadores, ativistas ou intelectuais, o ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões” procura criar um espaço de debate conjunto, onde se reflita sobre como se pode juntar à História outros sujeitos, corpos ou objetos, de modo a, progressivamente, construir um recorte mais amplo e diverso do mundo, dos seus habitantes e dos processos de transformação.

Estão confirmados os concertos, conferências e performances de Lilia Schwarcz, Denilson Baniwa, Pedro Barateiro, Nuno Crespo e Dalton Paula, João Salaviza e Renée Messora, Paulo Catrica, Hélio Menezes, Ayrson Heráclito, Margarida Cardoso, Artur Santoro, Flávio Cerqueira e de Francisco Vidal. A Escola das Artes anunciou também a agenda da Sala de Exposições, que contará com Carla Filipe, Pedro Barateiro, Paulo Catrica e Letícia Ramos.

O ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões” é um projeto em co-curadoria entre a intelectual e curadora brasileira Lilia Schwarcz e Nuno Crespo. O ciclo é organizado pela Escola das Artes, em parceria com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA). Vai decorrer entre 15 de fevereiro e 29 de maio, às quintas, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.


Data

15 Fev 2024 - 29 Mai 2024
A decorrer...
Escola das Artes - Católica Porto

Local

Escola das Artes - Católica Porto
R. de Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto

Fevereiro 2024

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
29
30
31
1
2
3
4
Events for 1 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 2 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 3 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 4 Fevereiro
Sem Eventos
5
6
7
8
9
10
11
Events for 5 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 6 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 7 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 8 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 9 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 10 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 11 Fevereiro
Sem Eventos
12
13
14
15
16
17
18
Events for 12 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 13 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 14 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 15 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 16 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 17 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 18 Fevereiro
Sem Eventos
19
20
21
22
23
24
25
Events for 19 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 20 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 21 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 22 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 23 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 24 Fevereiro
Sem Eventos
Events for 25 Fevereiro
Sem Eventos
26
27
28
29
1
2
3