Porto Summer School on Art & Cinema 2024

Porto Summer School on Art & Cinema 2024

Translate

Dino Santiago e rapper brasileira MC Carol dão concertos performance na Escola das Artes


Entre os dias 17 e 21 de junho, a cidade do Porto vai receber um conjunto de iniciativas abertas ao público. Estão confirmadas as presenças do músico Dino d’Santiago, do artista brasileiro Jaime Lauriano, da artista visual e realizadora Keila Sankofa, da historiadora Lilia Schwarcz e da rapper brasileira MC Carol. O tema desta edição é “Não Foi Cabral” e pretende estimular o debate sobre o fazer da(s) História(s), mostrando como muitos artistas contemporâneos têm contribuído para a alteração de paradigmas de conhecimento do mundo. Este ano, o programa divide-se entre a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e o Cinema Batalha. 

“Esta semana internacional é o culminar de um ciclo que permitiu trazer ao Porto artistas contemporâneos para falar sobre ‘decolonialismo’ e mudança de paradigmas,” refere Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. “É para nós importante, como universidade, expor os nossos estudantes, mas também restante comunidade, a estes temas e ajudá-los a conhecer o passado para refletir no futuro”, frisa Nuno Crespo.

Porto Summer School on Art & Cinema 2024 inicia o seu programa aberto ao público no dia 17 de junho, às 19h, na Blackbox do Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, com um showcase do músico Dino d’Santiago, que desde cedo se envolveu nos movimentos de música urbana globalizada, fundindo os universos do soul, hip-hop com o Batuku e Funaná. Em 2019, na primeira edição dos Prémios Play, Dino foi distinguido nas categorias de Melhor Artista Solo, Melhor álbum e Crítica, com o álbum Mundu Nôbu. A GQ Portugal atribuiu-lhe o prémio Man of The Year na área da música. É também um ativista pelas causas sociais sendo participante em vários projetos pela equidade e igualdade social.

Dino Santiago e rapper brasileira MC Carol

No dia 19 de junho, pelas 21h15, haverá uma sessão de cinema e Q&A “Sankofa e seus Espelhos” na presença de Keila Sankofa e a investigadora Ellen Lima, no Cinema Batalha. A sessão é composta por uma seleção de curtas da realizadora e filmes por ela escolhidos.

A 20 de junho, pelas 19h, será inaugurada a “Enciclopédia Negra”, na Sala de Exposições da Escola das Artes. Uma exposição de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz que é exibida pela primeira vez fora do Brasil. O objetivo é passar em revista a história do Brasil, da colonização aos nossos dias. A inauguração será seguida de uma roda de fala com rapper brasileira MC Carol e os DJs Farofa e Dorly, no Pátio das Artes da Universidade Católica no Porto.

Dia 21 de junho, pelas 19h, Lilia Schwarcz e Jaime Lauriano darão uma conferência no Auditório Ilídio Pinho sobre “Escravidão e reparação: nosso passado do presente”. Será uma conferência que concluirá todo o programa “Não Foi Cabral”, que ocupou a Escola das Artes nos últimos meses.

Ao longo de cinco dias, a Escola das Artes da Universidade Católica no Porto irá proporcionar uma experiência cultural e imersiva direcionada a todos os amantes de cultura da cidade do Porto. 

A Porto Summer School on Art & Cinema 2024 é organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Universidade de São Paulo e Princeton University.

Programa Porto Summer School on Art & Cinema 2024

17 junho| segunda-feira, 19h 
Dino d’Santiago
Showcase
Auditório Ilídio Pinho

18 junho| terça-feira, 20h
Portugal x República Checa | Euro 2024
Pátio das Artes

19 de junho| quarta-feira, 21h15
Sankofa e seus Espelhos
Sessão de cinema e conversa com a realizadora e Ellen Lima
Batalha Centro de Cinema

20 de junho| quinta-feira, 19h
Enciclopédia Negra
Inauguração da Exposição
Sala de Exposições EA

21 de junho| sexta-feira, 19h
Lilia Schwarcz e Jaime Lauriano
Conferência – Escravidão e reparação: nosso passado do presente
Auditório Ilídio Pinho


Data

17 - 21 Jun 2024
Expired!

Mais Info.

Leia Mais
Escola das Artes - Católica Porto

Local

Escola das Artes - Católica Porto
R. de Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto

Julho 2024

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
1
2
3
4
5
6
7
Events for 1 Julho
Sem Eventos
Events for 2 Julho
Sem Eventos
Events for 3 Julho
Sem Eventos
Events for 4 Julho
Sem Eventos
Events for 5 Julho
Sem Eventos
Events for 6 Julho
Sem Eventos
Events for 7 Julho
Sem Eventos
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4