“Profundezas”, de Elisa Ochoa – Museu da Quinta de Santiago
A vida marinha ao largo de Matosinhos e Atlântico Norte. Desenho, pintura e escultura
O Museu da Quinta de Santiago inicia a temporada expositiva de 2022, com a inauguração da exposição de arte contemporânea de Elisa Ochoa, site specific onde a artista terá uma abordagem estética acerca da fauna e a flora marítima do atlântico norte e mais especificamente, ao largo de Matosinhos. Esta mostra, conforme refere o Vereador da Cultura, teve como ponto de partida e referência as paisagens marinhas do século passado, da coleção municipal, e que estiveram em exibição até dia 28 de fevereiro, que exibem o ambiente à superfície do mar, como as rochas, as praias, os barcos, etc. Estes representam essencialmente o que está visível aos nossos olhos, mas que nos abrem a curiosidade para o conhecimento invisível e misterioso do mar. A artista irá explorar o mundo submarino dessas paisagens costeiras. Para além da interpretação artística destas paisagens, questiona-se a ação humana que pode fazer a diferença e o poder da arte em alertar consciências para um desenvolvimento sustentável da sociedade.
Luísa Salgueiro refere a propósito desta mostra, que “a ligação ao Mar traça um fio condutor inquestionável na História da cidade e que Matosinhos dispõe de um potencial ímpar para se afirmar enquanto polo dinamizador de uma nova economia assente nos recursos marinhos. Esta exposição é também um veículo que reforça esta ambição. É atual e atuante, dedicando-se a uma das grandes problemáticas globais: a preservação do mar e a riqueza da sua biodiversidade.
Para a concretização desta mostra a artista contou com a colaboração do CIIMAR (Centro interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e abriu portas a diversas realidades ligadas à sustentabilidade do mar que tem não só um papel fundamental na compreensão do nosso passado mas também um papel determinante no conhecimento e na prática de infinitas potencialidades que a biodiversidade marinha nos oferece.
“Profundezas” é então uma descoberta gradual e um contributo a este património natural tão primordial para a existência da vida na terra, onde a arte visual tem um forte papel comunicacional.
Venha descobrir, até 21 de maio.
Exposição “Profundezas” de Elisa Ochoa
patente até 21 de maio 2022 no Museu Quinta de Santiago.
HORÁRIO:
Terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h
Sábados, domingos e feriados, 15h-18h
Entrada: 1€ (sem terminal multibanco)