Exposição “Retratos de Ilustres em Matosinhos”

Retratos de Ilustres

Partilhe:

Translate


Devido à elevada adesão do público, a exposição “Retratos de Ilustres em Matosinhos”, patente no Museu da Quinta de Santiago desde Outubro de 2015, vai ser prolongada até 20 de Março, ou seja, durante mais um mês.

Excecionalmente, durante a atual exposição, as figuras dos poetas Florbela Espanca e António Nobre “ganham vida” e proporcionam uma experiência marcante a grupos, em visitas teatralizadas especialíssimas, mediante marcação prévia. As visitas incluem a leitura de poemas e correspondência dos poetas, jogos de descoberta de pormenores das obras de arte, com a participação ativa dos visitantes.

Até à data já se efetuaram mais de 20 visitas especiais em que participaram largas centenas de pessoas, nomeadamente alunos das escolas do concelho.

Será possível o público apreciar retratos escultóricos e pinturas inéditas de António Brito e Cunha, o mártir da pátria, dos poetas Florbela Espanca e António Nobre, da violoncelista Guilhermina Suggia, do arquiteto Siza Vieira, ou dos ex-futebolistas Vítor Baía e Domingos Paciência, entre muitos outros.

Esta mostra visa sublinhar o papel que um conjunto significativo de personalidades tiveram ao longo dos últimos séculos na história de Matosinhos e, em diversos casos, mesmo na história de Portugal e com reflexo a nível internacional. A exposição inclui um total de cerca de 60 retratos de pintura, escultura e desenho da coleção da Autarquia, bem como retratos do artista leceiro António Mendes, de instituições do concelho, como a Misericórdia de Matosinhos, Casa Museu Abel Salazar, Obra do Padre Grilo, e de particulares. Para além de retratos, documentos e objectos de ilustres matosinhenses estarão patentes ao público.

[h2]Ilustres “desconhecidos” de Matosinhos[/h2]

Sabia que em Matosinhos viveu a maior violoncelista do seu tempo? Sabia que há um escultor que tem obras espalhadas pelos quatro cantos do mundo? Sabia que aqui residiu um dos melhores guarda-redes do mundo e que o presidente do clube pelo qual jogou quase toda a carreira vinha a banhos a Leça da Palmeira? Sabia que Portugal já teve um Primeiro-Ministro natural de Lavra, Matosinhos? Sabia que dois dos rostos do Liberalismo eram de Guifões? Sabia que o artista que retratou o escritor Ramalho Ortigão foi, na sua época, o maior retratista do mundo e vendeu quadros por cerca de 20 milhões de dólares? Sabia que um leceiro foi pioneiro na luta contra o cancro e introduziu o tratamento de radioterapia no nosso país no início do século XX?

As respostas à maioria destas perguntas só serão desvendadas mediante visita à exposição.

Destacam-se os seguintes artistas representados com obras nesta mostra: John Sargent, Francisco José Resende, Veloso Salgado, António Carneiro, Agostinho Salgado, Augusto Gomes, Manuel Monterroso, Guilherme Camarinha, Irene Vilar e Alfredo Barros.

SERVIÇO EDUCATIVO

#1 “rosto corado”

Proposta que incita à fruição do espaço e da exposição. Atividade gratuita de exploração livre. Explore as suas capacidades auto-didactas!

#2 “ILUSTRE COMO EU”_ kit para uma nova personagem

Ao ilustre visitante, que também ele marca a sua passagem por aqui:

Deixámos ao critério da sua personalidade, selecionar um Kit para se redescobrir na pele (ou imagem) de Ilustres de outrora. Sentir-se poeta, mestre-de-obras ou atleta. Desta forma, poderá por momentos enquadrar o seu retrato nesta mostra (de escolha criteriosa!). Depois de o emoldurar, pode também levá-lo a figurar noutra mostra… no seu lar.

Marcações para grupos dos 6 aos 14 anos, de 3ª a 6ª feira, 10h00-12h00/ 15h00-17h00.

Min_10; Máx_25 participantes | Custo de €2 p/participante | Duração 80 min (aprox.)

+INFO E MARCAÇÕES: 229952401 / 939798832 / [email protected]

Informações e marcações:
Museu Quinta de Santiago
Rua de Vila Franca, 314, Leça da Palmeira, Matosinhos.
[email protected] | Tel: 229952401

Horário Museu e exposição:
terça a sexta: 10h-13h | 15h-18h
sábados, domingos e feriados: 15h-18h

retratos-de-ilustres


Partilhe:

Comentar