FADEUP estuda impacto da pandemia em crianças de Matosinhos

FADEUP estuda impacto da pandemia em crianças de Matosinhos
Partilhe:

Translate

O projeto React vai avaliar impacto da pandemia de Covid-19 no crescimento, desenvolvimento motor e comportamento de saúde de 1500 crianças.


Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção no Desporto (CIFI2D) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) vai avaliar, ao longo dos próximos três anos, o impacto da pandemia de Covid-19 no crescimento, desenvolvimento motor e comportamentos de saúde de cerca de 1500 crianças, entre os 6 e os 10 anos de idade, de 32 escolas das quatro freguesias do concelho de Matosinhos.

Denominado “React – De Volta à Acção”, o estudo pretende ser um importante contributo para a avaliação da saúde das crianças portuguesas, compreendendo os efeitos da pandemia e a importância que fatores individuais, familiares, escolares e comunitários podem implicar em trajetos de vida saudável. Para tal, a equipa vai recorrer a uma nova tecnologia educativa, a utilizar nas aulas de Educação Física.

Em entrevista ao Porto Canal, José Maia, um dos líderes do projeto, referiu que o estudo que agora se inicia “cumpre uma das principais missões da Universidade, que é a de prestar serviço de qualidade à comunidade. E é exatamente isso que vai ser feito. “Com base nos resultados do primeiro ano, será apresentado um conjunto de sugestões aos diferentes atores neste processo – decisores políticos, gestores autárquicos, responsáveis pelos agrupamentos de escolas, diretores do 1º ciclo e professores titulares de turma, bem como encarregados de educação. Sobretudo no que diz respeito às aulas de Educação Física, à prática desportiva e a comportamentos saudáveis das crianças”, , nota o docente da FADEUP e investigador do CIFI2D.

O Projecto React resulta de uma parceria entre o CIFI2D, da FADEUP, e a Câmara Municipal de Matosinhos, estabelecida através de um protocolo estratégico de cooperação assinado recentemente pelo diretor daquele centro de investigação, António Manuel Fonseca, e pela Presidente da autarquia matosinhense, Luísa Salgueiro, envolvendo os pelouros da Educação e Desporto do concelho de Matosinhos.

Para além dos investigadores do CIFI2D, o projeto contará também com a colaboração de quatro instituições internacionais: a Universidade de São Paulo (Brasil), e as universidades norte-americanas de Chicago, Luisiana e Siracusa.

Recorde-se que a pandemia Covid-19 surgiu em 2019, na China, e infetou cerca de 1,5 milhões de portugueses, dos quais mais de 19 mil perderam a vida para a doença causada pelo vírus SARS-Cov2.

UP


Partilhe: