Translate
Caiu o pano no teatro da Vida de António Paiva…
A tristeza toma conta da comunidade teatral de Leça da Palmeira e do Grupo Paroquial de Teatro (GPTL). Partilhamos o luto pela perda irreparável de António Paiva, ou simplesmente, “Avô” Paiva, como carinhosamente era tratado, que faleceu ontem, dia 29 de setembro, aos 83 anos (19/03/1940).
Durante décadas, António Paiva dedicou-se incansavelmente a ensinar e inspirar gerações de atores e atrizes locais. A sua paixão pelo teatro e o seu compromisso com a formação de jovens tornaram-no uma figura emblemática na comunidade teatral de Leça da Palmeira e de toda a região Norte, por onde o Grupo passou nos vários encontros de teatro em que participou.
Com a sua partida, o teatro fica mais pobre, mas seu legado viverá nas representações, nas peças que escreveu e encenou, nas memórias e nas lições transmitidas aos que tiveram o privilégio de com ele aprender.
O corpo de António Rocha Paiva está em câmara ardente na Capela do Corpo Santo, em Leça da Palmeira. O funeral será realizado, amanhã, domingo, pelas 09h30, na Igreja Matriz de Leça da Palmeira.
Neste momento de dor profunda, o GPTL expressa a sua eterna gratidão ao homem notável, que deixa um vazio que jamais poderá ser preenchido. As palavras não podem expressar o quanto ele significou para cada um.
Na sua página de Facebook, o Grupo Paroquial de Teatro de Leça, partilhou uma mensagem comovente, destacando o profundo luto e a gratidão eterna que sentem pelo “amigo Paiva”, cuja falta será profundamente sentida pela comunidade teatral e por todos aqueles cujas vidas ele tocou com a sua paixão pelo teatro.
“Deixou-nos aquele para tantos foi o Mestre. Deixou-nos aquele que ensinou tudo o que sabia a tantos de nós. O teatro está mais pobre.
O Senhor levou para Si António Rocha Paiva.
O GPTL está profunda e eternamente agradecido a ti, amigo Paiva.
“Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho…”
Hoje as palmas são só para ti, avô Paiva”.
Os nossos pensamentos e solidariedade estão com a família e amigos neste momento de pesar. Que o legado de António Paiva continue a brilhar nos palcos e nas vidas daqueles que ele tocou com a sua paixão pelo teatro.