Vem aí o fim-de-semana mais longo do Senhor de Matosinhos

Fogo do Senhor de Matosinhos

Partilhe:

Translate


Os dias que aí vêm são, outra vez, de sentido obrigatório em direção ao Senhor de Matosinhos, com muito para ver, ouvir e ler até ao feriado municipal de terça-feira, 17 de maio. Num mesmo fim-de-semana a cidade acolhe a décima edição do Festival Literatura em Viagem, que já é um dos maiores certames nacionais do género, e ainda a grande noite da romaria do Senhor de Matosinhos, com o espetáculo pirotécnico que traz à cidade centenas de milhar de visitantes. Mas há muito mais… 

Fogo-de-artifício do Senhor de Matosinhos promete 20 minutos de cor e emoção

 
O incontornável fogo-de-artifício do Senhor de Matosinhos está marcado para a meia-noite de sábado, 14 de maio, e promete vinte minutos de cor e emoção sobre o Porto de Leixões, em frente ao recinto das festas, com milhares de disparos pirotécnicos sincronizados à centésima de segundo de forma a proporcionar um espetáculo intenso, vivo e cheio de cor. Estão, refira-se, a ser preparadas algumas novidades técnicas que farão da noite de fogo-de-artifício deste Senhor de Matosinhos ainda mais inesquecível. 

[aio_button align=”center” animation=”none” color=”green” size=”small” icon=”download” text=”Ver Programa das Festas 2016″ target=”_blank” relationship=”dofollow” url=”http://issuu.com/lecadapalmeira/docs/programa-senhor-de-matosinhos-2016/1″] 

Antes ou depois do fogo-de-artifício, e para além dos atrativos habituais da festa, o programa do Senhor de Matosinhos inclui este ano a exposição da Coleção Cerâmica de Cristovam Dias, patente nos paços do concelho, e que reúne uma impressionante seleção da melhor tradição cerâmica nacional. Diante dos paços do concelho, no Jardim Basílio teles, está também a decorrer, entre as 10 e as 24 horas, a sétima edição da Feira do Livro de Matosinhos, que permite comprar obras de cerca de 70 editoras a preços convidativos. 

Fogo-de-artifício, literatura, música, exposições, procissão religiosa e muito mais

 
Os visitantes da romaria podem aproveitar para assistir à conferência de Pacheco Pereira que abre a décima edição do festival Literatura em Viagem, que decorrerá até domingo. E por falar em livros, está marcada para dia 17, pelas 17 horas, no salão nobre dos paços do concelho, a apresentação de “O Rosto Verdadeiro do Senhor de Matosinhos”, obra de Alexandre Maniés que trata o processo de restauro daquela que é a mais antiga imagem de Cristo em tamanho natural da Península Ibérica.

Bom Jesus de Matosinhos

Sábado, pelas 14h30, acontece a feira de usados “Bye Bye Closet” na Casa da Juventude de Matosinhos. O domingo começa, pelas 9 horas, com a animação dos Zés Pereiras e, depois, pelas 10h15, com a entrada do Senhor de Matosinhos no arraial, a tradicional procissão religiosa. Ao fim do dia, pelas 16 horas, acontece o Festival de Folclore Luso-Espanhol.

 

O feriado municipal de 17 de maio, terça-feira, será marcado, como é hábito, pela eucaristia solene celebrada pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, às 11 horas, e, às 19 horas, no Parque 25 de Abril, pelo Fogo de Bonecos, um espetáculo com figuras impulsionadas por dispositivos pirotécnicos que é uma velha tradição da romaria de Matosinhos, única no país. 

[h2]Lenda do Senhor de Matosinhos (Vídeo)[/h2] [su_youtube url=”https://youtu.be/2sa3tOzsRIs” width=”640″ height=”480″]


Partilhe:

Comentar