Leça e FC Porto espreitam primeiro título na Taça da Europa de Bilhar

Final Taça da Europa de Bilhar

Taberna do Pedro

Partilhe:

Translate


O FC Porto recebe a fase final da Taça da Europa de Bilhar de 02 a 05 de junho, no Dragão, competição que os portistas procuram vencer pela primeira vez e que reúne sete dos oito melhores atletas do ‘ranking’ mundial.

“É muito difícil atingir o título europeu, mas não é impossível. Há uma vintena de candidatos que vão sendo afastados ao longo da prova e nós andamos perto”, referiu Alípio Jorge, vice-presidente e responsável pela secção de bilhar do FC Porto.

À margem do programa da Taça da Europa de Bilhar às três tabelas decorrerá, pelas 17:30 de quinta-feira, no Dragão, uma demonstração de ‘foot-billiard’ (bilhar com os pés), numa ‘mesa’ alcatifada de 25 metros quadrados e que deverá contar com a presença de alguns jogadores do plantel dos ‘dragões’.

A seção de bilhar do FC Porto organiza pela terceira vez uma fase final da Taça da Europa, coincidindo este facto com as únicas três vezes, desde que a competição foi instituída, que o clube anfitrião não é o detentor do troféu.

Apresentação Final Taça da Europa de Bilhar

Alípio Jorge recordou ainda que o FC Porto conta com nove presenças no pódio, tendo conquistado três medalhas de prata e seis de bronze, e que a equipa vai tentar aplicar a sua “raça habitual” para finalmente “alcançar o almejado título europeu”.

Ao longo de seis dezenas de edições da Taça da Europa de Bilhar nenhuma equipa portuguesa logrou alcançar o título europeu. FC Porto, por três vezes, Sporting, por duas, e Benfica, por uma vez, terminaram como vice-campeões.

[h2]Taça da Europa de Bilhar 3 Tabelas, com duas equipas portuguesas na final[/h2]

A fase final da Taça da Europa, que irá ainda contar com a presença de uma outra equipa portuguesa, o Leça Futebol Clube, será disputada por oito clubes, envolvendo um total de 43 atletas, distribuídos por dois grupos de qualificação.

O Grupo A é composto pelo Dallinga (Holanda), Madrid Escuela Nacional (Espanha), Andernos (França) e Leça FC (Portugal) e o B integra o FC Porto (Portugal), Gaziantesport (Turquia), Morangis (França) e BK Grondal (Dinamarca).

Alípio Jorge, que surgiu na apresentação da Taça da Europa com Jorge Nuno Pinto da Costa ao lado, no auditório do Museu do FC Porto, saudou a presença do Leça FC na fase final e considerou “gratificante ter dois grandes clubes portugueses, que se tem dedicado à modalidade de corpo e alma, a discutir o título”.

“Como o bilhar não é uma ciência exata, o que posso dizer é que estou convencido que seremos campeões europeus, mas se não formos desta vez, seremos na próxima”, referiu Alípio Jorge, para quem “a marca FC Porto bilhar tem somado pontos a nível mundial”.

O dirigente portista recordou ainda que o bilhar será modalidade exibição nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e lamentou o vazio existente ao nível das instituições responsáveis pela modalidade que se alheiam da sua promoção e divulgação.

O FC Porto tem substituído a tutela nessa missão”, apontou ainda Alípio Jorge, desmistificando um pouco a imagem que paira sobre a disciplina, recordando que “os melhores jogadores jovens são os melhores alunos nas suas escolas”.

Alípio Jorge agradeceu ainda, com alguma ironia, “mas como foi dada tem que ser referida”, a verba “exígua e insignificante” atribuída à organização da Taça da Europa de Bilhar pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Fréderic Caudron (Gaziantepspor), Torbjorn Blomdahl (FC Porto), Eddy Merckx (Morangis), Dick Jaspers (FC Porto), Daniel Sanchez (FC Porto), Tayfun Tasdemir (Gaziantepspor), Roland Forthomme (Andernos) e Dion Nelin (BK Grondal) – que já venceu uma Taça do Mundo no Porto – são os atletas mais conceituados.

Sapo


Partilhe:

Comentar