GDBL quer (re)colocar Leça da Palmeira no mapa do Xadrez nacional

Secção de Xadrez do Grupo Desportivo de Basquete de Leça - GDBL
Partilhe:

Translate

A secção de Xadrez do Grupo Desportivo de Basquete de Leça (GDBL) iniciou a sua actividade em 1977, tendo, desde então e até à data, percorrido um longo caminho na vida xadrezística nacional, sendo, podemos dizer, um dos poucos clubes que abraçaram o desafio lançado pela Federação Portuguesa de Xadrez, naquele ano, para a criação e o desenvolvimento da prática do Xadrez, junto de diversas colectividades desportivas. O GDBL associou-se a esse projecto desde a primeira hora e em boa hora o fez, uma vez que se singrou claramente no panorama xadrezístico português como um dos seus mais prestigiados clubes.

Xadrez do GDBL tem atualmente 37 jogadores filiados

O Xadrez do GDBL orgulha-se de ter tido nas suas fileiras jogadores que foram campeões distritais individuais (em várias provas) e ainda campeão distrital por equipas em diversos eventos.

O Xadrez do GDBL teve, na última década, uma actividade menos intensa, fruto da menor disponibilidade dos seus colaboradores, mas ressurgiu há 2 anos, com um projecto de revitalização da prática do xadrez, que inclui a formação de jovens, a partir dos 5 anos e a constituição de equipas em todos os escalões Sub, estando actualmente presente nas principais provas distritais e nacionais integradas no calendário desportivo da Federação Portuguesa de Xadrez.

Campeonato Interno de Semi Rapidas 2018-2019
Campeonato Interno de Semi Rapidas 2018-2019

Os atuais 37 jogadores filiados na Federação Portuguesa de Xadrez demonstram a vitalidade desta secção e são o estímulo para o desenvolvimento do espírito e do corpo de um clube que tem um projecto ambicioso para o desenvolvimento da modalidade em Leça da Palmeira e pretende (re)colocar a nossa terra no mapa do xadrez nacional e, a prazo, no panorama do xadrez internacional.

Todos aqueles que se queiram associar a este projeto poderão fazê-lo enviando email para  [email protected]


Cartaz Formação Secção Xadrez GDBL


Partilhe:

5 Comentários

  • Jovens,
    Grande desafio esse de porem as cabecinhas dos leceiros a pensar.
    É bom saber que na minha terra há quem se preocupe em ensinar o xadrez aos mais pequenos, que os faça pensar, pô-los mais inteligentes e fazê-los brilhar no jogo de xadrez em Portugal.
    Bem hajam pelo vosso trabalho.
    Façam bons jogos de xadrez , com muitos xeques-mate ao rei.
    Viva o xadrez em Leça da Palmeira!!

  • Li hoje esta notícia e fiquei muito agradado. O xadrez é uma atividade lúdica e desportiva com enorme interesse no desenvolvimento da memória e da inteligência, benéfica quer para os jovens quer para as pessoas com mais idade (a prática so xadrez previne o Alzheimer!!).
    Dou os meus parabéns à gente de Leça que está a pôr de pé esta iniciativa. Vocês merecem todo o apoio da comunidade.

  • O Xadrez é uma atividade que estimula muitas valências e ao contrário de outras atividades os mais jovens conseguem disputar o jogo sem que a idade ou género limitem o acesso à grandes vitórias.
    O GDBL xadrez renasceu e está a aberto para receber para receber novos atletas que sejam o futuro do clube… Vêm jogar connosco!

  • Excelente notícia para Leça da Palmeira!
    O xadrez , para além de ser um jogo-ciência de cativante beleza, desenvolve o raciocínio, a memória, a criatividade, a concentração… deixa o nosso cérebro em forma!!… e é um passatempo fantástico. Devia ser ensinado nas escolas aos nossos jovens.
    Parabéns aos jogadores do GDBL. Levem o xadrez às escolas.

    matemático e o pensamento crítico, sendo uma íptima forma de manter o nosso cérebro ginasticado e em forma portanto uma excelente forma melhorar MELHORA A MEMÓRIA E A APRENDIZAGEM