Há surpresas na convocatória de Roberto Martínez?

Estádio

Partilhe:

Translate


Roberto Martínez, selecionador da seleção nacional, revelou, no passado dia 21 de maio, a lista daqueles que são os convocados para representar Portugal na fase final do Euro2024 de futebol. Esta divulgação foi realizada pelo técnico espanhol em Oeiras, a Cidade do Futebol. Apesar da divulgação da lista, esta pode sofrer alterações até ao próximo dia 7 de junho, que é a data limite imposta pela UEFA para a inscrição dos jogadores que vão apresentar-se em jogo no torneio europeu, realizado este ano na Alemanha. 

A lista completa dos jogadores selecionados

A lista é composta por 26 elementos, recente aumento aprovado pelo organismo responsável da prova com o número 23 como o número mínimo de jogadores e 26 como máximo. Consulte em baixo o nome dos 26 selecionados: 

  • Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício;
  • Defesas: António Silva, Danilo, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, João Cancelo, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Pepe, Rúben Dias.
  • Médios: Bruno Fernandes, João Neves, João Palhinha, Otávio, Rúben Neves, Vitinha, Bernardo Silva.
  • Avançados: Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Francisco Conceição, Gonçalo Ramos, João Félix, Pedro Neto e Rafael Leão.

Entre os nomes, destacam-se a seleção do jovem avançado do FC Porto, Francisco Conceição, e de Pedro Neto do Wolverhampton. Fora da lista, o selecionador refere que lhe custou deixar de fora Ricardo Horta por ser “um exemplo tecnicamente e taticamente, um sonho [para qualquer treinador]. Temos uma situação em que há outros jogadores especialistas em posições que precisamos. Foi impossível, mas é  um jogador que fez tudo para ficar na lista”, afirmou em entrevista. 

Posição de Portugal no Euro2024

Portugal integra o grupo F do Euro2024, tendo o primeiro jogo oficial no dia 18 de junho frente à República Checa, em Leipzig (20h00). A 22 de junho defronta a Turquia, em Dortmund (17h00) e encerra a fase de grupos a 26 de junho frente à Georgia em Gelsenkirchen (20h00). Antes disso, ainda vão ser realizados três jogos amigáveis de preparação para este campeonato. O primeiro será no próximo dia 4 de junho frente à Finlândia no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, o segundo no dia 8 de junho frente à Croácia, no Estádio Nacional, e, por fim, a equipa portuguesa enfrenta a Irlanda no dia 11, no Estádio de Aveiro. Poderá acompanhar estes e outros jogos tudo através do seu telemóvel, e ainda apostar através da App Betano Portugal de forma fácil, simples e rápida. 

Porto com dois ecrãs gigantes para assistir às partidas

Vão ser instalados dois ecrãs gigantes no centro da cidade, pela Câmara Municipal do Porto. Um dos ecrãs será instalado no Largo Amor de Perdição, na Cordoaria, e o outro no exterior do Pavilhão Rosa Mota – Super Bock Arena. O objetivo é que a população possa assistir aos jogos do Euro2024 de futebol em comunidade. A vereadora do pelouro do Desporto, Catarina Araújo, esclareceu que o ecrã no Largo Amor de Perdição será para transmitir os jogos da seleção nacional, enquanto que o presente no exterior do Pavilhão Rosa Mota irá transmitir todos os jogos da competição. 

Euro2024: um apanhado das informações mais importantes

O país que vai acolher a 17ª edição do Campeonato da Europa de Futebol é a Alemanha, decisão tomada em Nyon, a 27 de setembro de 2018. Além da Alemanha, esteve a concurso a realização na Turquia. Esta será a primeira vez que a Alemanha irá realizar e receber a prova após a sua reunificação – a RFA (República Federal da Alemanha) recebeu a competição em 1988. No que toca a campeonatos deste calibre, a Alemanha realizou o Campeonato do Mundo em 2006. Em termos históricos, a Alemanha e a RFA participam nas edições do Euro desde 1972, tendo a RFA vencido as edições de 1972 e 1980, e a Alemanha a triunfar na edição de 1996.

A Alemanha recebeu assim o estatuto de cabeça-de-série, ocupando a posição A1 esta edição. Desta forma, vai disputar o jogo de abertura contra a Escócia no Munich Football Arena no dia 14 de junho, uma sexta-feira. 

No que toca a datas, a fase final da UEFA Euro2024 está agendada para acontecer entre os dias 14 de junho e 14 de julho do presente ano. A fase de grupos vai decorrer até ao dia 26 de junho, com as eliminatórias a arrancar no dia 29 de junho. A final está marcada para decorrer a 14 de julho de 2024, domingo, em Olympiastadion, em Berlim.

O calendário de jogos disponível pode ser consultado aqui para mais informações. O formato adotado para esta competição será o mesmo que em 2020. Os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos da fase final avançam para os oitavos-de-final juntamente com os quatro melhores terceiros classificados. 

Os jogos vão estar um pouco distribuídos por todo o país, sendo as cidades anfitriãs as seguintes: Berlim (Olympiastadion), Colónia (Stadion Köln), Dortmund (BVB Stadion Dortmund), Düsseldorf (Düsseldorf Arena), Frankfurt (Frankfurt Arena), Gelsenkirchen (Arena AufSchalke), Hamburgo (Wolksparkstadion Hamburg), Leipzig (Estádio Leipzig), Munique (Munich Football Arena), e, por fim, Estugarda (Stuttgart Arena). 



Partilhe: