[h2]Lenda de Cayo Carpo – Recriação Histórica / Feira Romana[/h2]
A lenda de Cayo Carpo vem do tempo em que o território de Matosinhos ainda não era cristão. Pois casando-se ele, nobre senhor maiato com Cláudia Lobo, gaiense e descendente de um pretor romano, fizeram-se grandes festas junto ao mar. Cayo Carpo e os patrícios que o acompanham estão na Praia a cavalo quando avistam uma embarcação. O cavalo de Carpo corre para a água, ele tenta pará-lo, mas o cavalo entra no mar e desaparece na escuridão.
[h2]29 a 31 Maio – Praia de Matosinhos[/h2]Cayo Carpo galopa mar adentro, pelo fundo do mar até entrar numa nau que transporta o corpo de Santiago para Compostela. Às vestes de noivado de Caio agarram-se-lhe algumas vieiras. Da praia todos o olham à distância.
Cayo Carpo, ante o cadáver do apóstolo ficou deslumbrado. Logo ali quis ser baptizado e regressou noutra cavalgada à praia a anunciar a boa nova. E todos os seus convidados, emocionados com o que se passava, se baptizaram à vista do corpo daquele que seria Santiago de Compostela.
[aio_button align=”none” animation=”none” color=”red” size=”small” icon=”none” text=”Ver Programa” target=”_blank” relationship=”dofollow” url=”http://www.cm-matosinhos.pt/uploads/writer_file/document/9956/cayocarpo_programa2015_low.pdf”]in CMM
Comentar