Comércio Matosinhos Noticias

Linhas de Apoio à Economia COVID-19 com fundo perdido desbloqueado

Linhas de Apoio à Economia COVID-19

A AHRESP alerta os seus associados que tenham beneficiado destas linhas de crédito que entrem em contacto com o banco envolvido na contratualização do crédito para apurarem o estado do respetivo processo.


Conforme a AHRESP tem vindo a solicitar há muito tempo junto do governo, foi finalmente desbloqueada a conversão em fundo perdido de parte dos empréstimos concedidos ao abrigo das Linhas de Apoio à Economia COVID-19, nomeadamente das linhas “Médias e Grandes Empresas do Turismo” e “Empresas Exportadoras da Indústria e do Turismo”.

No âmbito da adesão por parte das empresas do setor do turismo a estas linhas, uma das condições anunciadas, e que aqui se destaca, é a conversão de 20% do empréstimo em fundo perdido (subvenção não reembolsável) desde que assegurada a manutenção da totalidade dos postos de trabalho, por parte da empresa beneficiária, comprovada e validada pela Segurança Social.

De acordo a informação oficial disponibilizada pelo Ministério da Economia e do Mar, o Banco Português de Fomento iniciou o processo de transferências para os bancos relativas às subvenções não reembolsáveis das empresas, à data de 23 de dezembro de 2022. Nesse sentido, a AHRESP alerta as empresas suas associadas que tenham beneficiado destas linhas de crédito, e que ainda não tenham tido acesso aos 20% a fundo perdido (cumpridos os critérios para a sua atribuição), que entrem em contacto com o banco envolvido na contratualização do crédito para apurarem o estado do respetivo processo.