Matosinhos tem mais Bandeiras Azuis e Qualidade de Ouro nas Praias

Praia de Leça da Palmeira - Bandeira Azul

Partilhe:

Translate

Matosinhos com novo recorde de Bandeiras Azuis e máximo nacional de Bandeiras de Ouro


A época balnear em Matosinhos vai arrancar (em 15 de junho) com excelentes notícias: a praia Azul Conchinha junta-se às 16 Bandeiras Azuis já conquistadas pelo município na época anterior, e o número de Bandeiras Qualidade de Ouro aumenta de 9 para 14, tornando Matosinhos no município com o maior número de galardões nesta categoria.

Cinco novas Bandeiras Qualidade de Ouro

Cinco praias de Matosinhos receberam, pela primeira vez, a Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus e que distingue a qualidade da água balnear: Angeiras Sul, Aterro, Senhora da Boa Nova, Fuzelhas e Leça da Palmeira. Estas juntam-se às nove praias já galardoadas no ano anterior: Angeiras Norte, Agudela, Cabo do Mundo, Funtão, Marreco, Memória, Pedras Brancas, Pedras do Corgo e Quebrada.

Mais Bandeiras Azuis para Matosinhos

O número total de Bandeiras Azuis em Matosinhos também aumenta, passando de 16 para 17. Este galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, distingue as praias que cumprem diversos critérios de qualidade ambiental, segurança, infraestruturas, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As 17 praias com Bandeira Azul em Matosinhos são: Angeiras Norte, Angeiras Sul, Aterro, Pedras da Agudela, Praia dos Beijinhos, Azul Conchinha, Funtão, Marreco, Memória, Pedras Brancas, Pedras do Corgo, Quebrada, Senhora da Boa Nova, Fuzelhas e Leça da Palmeira.

Saneamento: Um fator essencial

A gestão de saneamento, assegurada pela INDAQUA Matosinhos, é um dos fatores que contribui para a qualidade da água balnear e a conquista das Bandeiras Azuis e Qualidade de Ouro. “A gestão de saneamento é crucial para a proteção dos ecossistemas aquáticos”, explica Tiago Fragata, Diretor Geral da INDAQUA Matosinhos. “Garantimos que as águas residuais sejam devidamente tratadas antes de serem devolvidas ao mar, sem qualquer impacto ambiental negativo.”

Um Recorde de Bandeiras em Matosinhos

Este ano, Portugal conta com 398 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul e 420 com Qualidade de Ouro. Nos territórios onde a gestão de saneamento é garantida pela INDAQUA, foi atribuído um recorde de 44 Bandeiras: 31 em Matosinhos, 11 em Vila do Conde e 2 em Santa Maria da Feira.

Com 17 Bandeiras Azuis e 14 Bandeiras Qualidade de Ouro, Matosinhos confirma-se como um destino de praia de excelência.



Partilhe: