Translate
A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou ontem, 21 de outubro, o “Matosinhos A Cuidar”, um programa que engloba e organiza respostas especializadas dirigidas aos cuidadores informais. Para além da Bolsa de Cuidadores, resposta apresentada há um ano, este programa disponibiliza um Gabinete de Apoio a Cuidadores, Programas Psicoeducativos e Grupos de Ajuda Mútua.
Em parceria com o CASTIIS (Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo), no âmbito da iniciativa de empreendedorismo social está a ser capacitada a rede local de parceiros, envolvendo já 17 instituições e 30 técnicos para, num trabalho conjunto, responder a necessidades dos cuidadores informais.
Esta apresentação surgiu na cerimónia de entrega de certificados aos 18 formandos que concluíram com sucesso a primeira formação de “Apoio ao Cuidador Informal”, estando elegíveis para a candidatura a um posto de trabalho na Bolsa de Cuidadores, um serviço que se destina a aliviar a carga do cuidador informal e não substitui o serviço prestado pela rede local de Instituições Particulares de Solidariedade Social, carência evidenciada num inquérito realizado a 400 cuidadores e que apontou como principais necessidades o descanso e o apoio socioeconómico.
Não deixamos ninguém para trás. Vamos estar a tempo inteiro a cuidar de quem cuida a tempo inteiro dos outros.
Normalmente são as mulheres que deixam a sua atividade profissional para cuidar de terceiros. Os cuidadores informais nunca têm tempo para si, põem sempre o outro em primeiro lugar. Vamos aliviar a pressão destas pessoas”, frisou Luísa Salgueiro. “Estas pessoas estão preparadas para assumir uma função social crucial, para responder a uma situação de dependência”, acrescentou a Autarca.
Esta ação de formação resulta de uma parceria entre a autarquia, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, e pretendeu aumentar as competências profissionais de pessoas em situação de desemprego, inscritas no Centro de Emprego de Matosinhos, numa área de trabalho com perspetivas de integração.
Bolsa de Cuidadores
O acesso às respostas “Matosinhos-A-Cuidar”, nomeadamente à Bolsa de Cuidadores, será feito através de inscrição online, no site da autarquia, seguindo-se o Atendimento e Orientação pelo Gabinete de Apoio a Cuidadores.
Luísa Salgueiro acredita que, à semelhança de outros projetos levados a cabo pela autarquia, também o “Matosinhos-A-Cuidar” poderá ser adotado no futuro a nível nacional.
Comentar