Matosinhos: Programa das Comemorações do 25 de abril

45 anos 25 de Abril

Partilhe:

Translate


D. Américo Aguiar, vila de Leça do Balio, Efacec e Super Bock Group homenageados nos 500 anos da atribuição do foral a Leça do Balio

[su_spacer]O bispo Américo Aguiar, a Efacec, o Super Bock Group e a vila de Leça do Balio vão amanhã ser homenageados pela Câmara Municipal de Matosinhos durante a cerimónia oficial de comemoração dos 45 anos da revolução de 25 de Abril de 1974. O reconhecimento daquelas instituições e personalidades de Leça do Balio far-se-á no ano em que se cumprem cinco séculos desde a atribuição pelo rei D. Manuel I do foral àquela povoação.

A sessão solene de comemoração do 25 de Abril em Matosinhos está marcada para as 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sendo precedida pela cerimónia do hastear das bandeiras, às 10h30. Já esta noite, a partir das 22 horas, haverá também nos Paços do Concelho um concerto único e de grande qualidade artística pelo Ensemble Vocal Pro Musica, ao que se seguirá, pela meia-noite, o já habitual fogo de artifício pela meia noite no Parque Basílio Teles.

O programa oficial de comemoração do 25 de Abril inclui ainda, amanhã, pelas 16 horas, a inauguração da exposição “Casa de Recordações – da Monarchia à Res Publica”, que ficará patente no Museu da Quinta de Santiago até 30 de junho. À noite, a partir das 21h30, o Museu da Quinta de Santiago acolherá também, às 21h30, uma sessão do projeto “Salvé a Língua de Camões”, amanhã dedicado à peça “Se essa rua fosse minha – O Amor Nos Anos De Chumbo”, do brasileiro Marcos Ferraz.

Fogo do Senhor de Matosinhos

Inseridos no Plano Municipal de Leitura, a Poesia Mal Dita e os Encontros com Autores na Escola Secundária do Padrão da Légua ou na Biblioteca Municipal Florbela Espanca são também momentos de destaque nestas comemorações.

No âmbito da celebração dos 500 anos do foral de Leça do Balio serão homenageadas, com atribuição de medalha de mérito dourada, a vila de Leça do Balio, e dois grandes grupos económicos que desenvolvem a sua atividade a partir de Leça do Balio, o Super Bock Group e a Efacec, bem como será homenageado com atribuição de medalha de ouro, o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar.

Ensemble Vocal Pro Musica

Sobre o Ensemble Vocal Pro Musica

O Ensemble Vocal Pro Musica é um coro jovem, sediado na cidade do Porto. Foi fundado em 1991 pelo maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos. Atualmente, é composto por cerca de 80 elementos, a maioria deles com formação musical. Dedica-se não só à interpretação de obras corais sinfónicas, mas também ao repertório de música sacra e profana, a cappella ou com acompanhamento de piano. O EVPM não é só um coro erudito, por isso apresenta regularmente arranjos para coro de clássicos do jazz e da música popular. Procura também dinamizar a atividade coral, fugindo à rotina e ao formalismo e usando a expressão dramática, a participação ativa do público e disposições menos comuns em palco. Já desenvolveu espetáculos com a Orquestra do Norte, Orquestra de Guimarães e Orquestra do Conservatório de Música do Porto.

Em 2014, apresentou Carmina Burana, de C. Orff no Palau de la Música com o Cor Jove de l’Orfeó Català. Em julho de 2015, apresentou na Catedral de Palma de Maiorca, com o coro Capella Mallorquina e a Orquestra Simfònica de les Illes Balears, “Stabat Mater” de G. Rossini, sob a direção de Pablo Mielgo.
Em junho de 2016, apresentou o espetáculo “All You Need is Love” na Avenida dos Aliados, integrado nos Concertos na Avenida das Festas de São João 2016.[su_spacer]

D. Américo Aguiar

Américo Manuel Alves Aguiar

Nascido em Leça do Balio a 12 de dezembro de 1973, Américo Manuel Alves Aguiar fundou em 1992 a Amileça – Associação dos Amigos do Rio Leça e exerceu funções como autarca, tendo sido membro da Assembleia Municipal de Matosinhos. Em 2016, a Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Dourada e o Título de Cidadão Honorário.

No passado dia 31 de Março, Américo Aguiar foi ordenado Bispo Auxiliar de Lisboa, reforçando a equipa da Diocese que irá organizar a Jornada Mundial da Juventude em 2022 e que contará com a presença do Papa Francisco.[su_spacer]


[su_spacer]


Partilhe:

2 Comentários

Comentar