Matosinhos vai construir mais 10 quilómetros de ciclovias

Ciclovias

Partilhe:

Translate


As deslocações de bicicleta vão ser mais fáceis em Matosinhos a partir deste mês. A Câmara vai melhorar condições de circulação em bicicleta em várias ruas da chamada “quadra marítima”, alargando de 12 para 21 quilómetros a extensão de ciclovias existentes, até ao final do ano.

Quadra Marítima

Esta nova rede de ciclovias nas ruas interiores da Quadra Marítima da cidade envolve quatro vias. Na Broadway, que liga a Marginal de Matosinhos à Circunvalação, vai ser instalada uma ciclovia com “níveis de segurança elevados e que será preferencialmente em canais independentes segregados fisicamente do tráfego automóvel”. Enquanto nas restantes artérias, as ciclovias vão estar em vias mistas, ciclofaixas ou simplesmente pelo tráfego partilhado.

A expansão, além de promover as deslocações ‘a pedal’, visa, segundo a autarquia, atrair turistas e desenvolver novas actividades na Quadra Marítima: “A autarquia implementará, a partir das actuais ciclovias, uma rede que interligará pontos de interesse, como as praias, a Quinta da Conceição ou o Mercado de Matosinhos”.

Uma das primeiras ciclovias no país

“54 anos depois será dada continuidade a uma das primeiras ciclovias de que há conhecimento no país, desenhada pelo arquitecto Fernando Távora em 1960, a qual percorre a envolvente ao Porto de Leixões”, comentou o presidente da Câmara, Guilherme Pinto.

Este mês, que coincide com a Semana Europeia da Mobilidade, estarão concluídas a maior parte das ciclovias previstas, com excepção da Avenida Serpa Pinto, que “merecerá uma intervenção mais profunda ao nível da repavimentação”, mas que, de acordo com o Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues, vai estar pronta até ao final do ano.

Dos planos fazem ainda parte a criação de infraestruturas de apoio a este meio de transporte, como é o caso de dissuasores que protejam os ciclistas do trânsito automóvel e outras soluções que promovam a segurança na circulação em modos suaves

in: menusumcarro.pt


Partilhe:

Comentar