OPOMUN 2024: Escola do Porto recria Organização das Nações Unidas

OPOMUN - Oporto Model United Nations
Partilhe:

Translate

O CLIP – Oporto International School é, uma vez mais, anfitrião, entre os próximos dias 7 a 9 de fevereiro, da 17ª edição do OPOMUN – Oporto Model United Nations.


Esta iniciativa, que vai reunir 250 alunos dos ensinos básico e secundário, portugueses e estrangeiros, numa recriação da Organização das Nações Unidas (ONU), promove o debate dos temas fraturantes da atualidade política mundial.

A iniciativa vai repartir-se entre as instalações do colégio e as do Hotel HF Ipanema Porto, onde os estudantes, distribuídos por comités, vão representar delegados de diversos países, trabalhando em equipa e encontrando respostas para as diferentes problemáticas da atualidade, defendendo cada um deles os interesses da nação que representam, não olvidando o bem comum de todos os estados-membros.

OPOMUN – Oporto Model United Nations

Numa altura em que a diplomacia aparenta estar num estado de fragilidade elevado, conseguir reunir 250 jovens que acreditam que o diálogo ainda pode ser a chave para um mundo mais seguro e unido, traz-me esperança no futuro”, avança Nuno Carvalho, aluno do 12.º ano no CLIP e Secretário-Geral do OPOMUN 2024.

No primeiro dia de conferência, a Cerimónia de Abertura contará com a presença de Diana Soller, renomada comentadora política que aportará o seu vasto conhecimento junto dos congressistas e que partilhará, também, o brilhante percurso traçado até à data.

“Para além dos assuntos incontornáveis da atualidade, trazemos, para o debate, temáticas como a Inteligência Artificial, a Mobilidade Sustentável e a Saúde Mental. Queremos falar dos assuntos que nos preocupam e que vão mudar o nosso futuro”, conforme refere Maria Carolina Vivas, aluna do 12.º ano no CLIP e Vice Secretária-Geral do OPOMUN 2024.

O primeiro dia desta simulação irá decorrer nas instalações do CLIP, já esta quarta-feira, das 11h15 às 18h, passando para o Hotel HF Ipanema Porto nos dias seguintes, entre as 8h30 e as 18h00, no dia 8, e as 8h30 e as 17h30, no dia 9.

A agenda completa do OPOMUN 2024 está disponível no website da conferência aqui.



Partilhe: