Parabéns às Coletividades de Leça

Partilhe:

Translate

joaquim_monteiroLeça da Palmeira é uma freguesia rica em coletividades, sejam elas recreativas, culturais ou desportivas. E quando digo rica não me refiro unicamente ao número, mas também à qualidade.

É inegável a importância social que estas coletividades desempenham. O Estado não consegue assumir totalmente as suas obrigações e deixa às associações e coletividades locais a prossecução dos seus objetivos.

Hoje quero utilizar este espaço de opinião para homenagear algumas das coletividades desportivas de Leça. Não que as culturais ou recreativas também não mereçam ser destacadas, mas porque as desportivas estão realmente de parabéns pelos resultados que obtiveram.

Os clubes desportivos da freguesia são um complemento fundamental à política de prática desportiva dos jovens, até porque a Escola não consegue responder a esta necessidade, nem com o Desporto escolar, que até consegue movimentar muitos jovens. Na maioria das vezes, são mesmo o motor e não o complemento.

Mas as coletividades desportivas são também uma escola de valores e de princípios,complementando ou mesmo substituindo o trabalho das famílias, que cada vez mais se sentem mais incapazes.

Os clubes conseguem transmitir aos jovens valores como o esforço, a dedicação, o cumprimento de regras, o mérito, a responsabilidade, entre outras. As famílias e a sociedade em geral, cada vez sentem mais dificuldade em transmitir estes valores e princípios. Os jovens sentem-se mais atraídos pelo computador, pelos jogos online, pelas conversas e relacionamentos através das redes sociais, descuidando o contacto direto com os outros e a prática de atividades físicas.

Simultaneamente, as coletividades conseguem afastar os jovens do consumo de substâncias nocivas e alertam para a importância de uma alimentação saudável e regrada.

Por tudo quanto referi creio que todos compreendem o destaque que pretendo dar hoje às coletividades leceiras. Não é por acaso que os nossos clubes estão entre os melhores do país. Uns porque são dos que movimentam mais jovens, outros porque são os organizadores de alguns dos melhores torneios que se fazem em Portugal..

De todas as coletividades de Leça, hoje quero destacar e homenagear três:

  • CALE, que se sagrou campeão nacional em iniciados femininos;
  • COHAEMATO, que se sagrou campeão em benjamins da A. F. do Porto;
  • ACADÉMICA DE LEÇA, que se sagrou campeão em juvenis da 2ª divisão da A. F. do Porto.

Muitas outras coletividades conseguiram resultados meritórios, quanto mais não fosse a manutenção nos respetivos campeonatos. Mas creio que é de homenagear estas e estes escalões em particular, porque quem obteve os títulos são pessoas normais, quase todos elas leceiras, que abdicaram de muitas horas do seu descanso para honrar o seu clube e, simultaneamente, Leça da Palmeira.

Até à próxima semana.

Saudações leceiras

Joaquim Monteiro


Partilhe:

Comentar