Translate
O filme videoclipe “Particles” realizado por Sylvia Borges e com música de Olafur Arnalds é o Melhor Filme da 3ª edição do Moinho Cine Fest, que terminou no passado dia 11. É um filme que simboliza o ano de 2020. O ano em que, de repente, tudo mudou. Segundo Sylvia Borges, “o mundo está a desintegrar-se, estamos a cantar online ou num estacionamento mantendo distâncias seguras uns dos outros. Mas, no fundo, ainda somos um coro, e isso significa que somos melhores juntos. Fora desse estado, iniciamos esta colaboração criativa.”
Na 3ª edição do Moinho Cine Fest também foram premiados o filme mexicano “Caminho” (Camino) de Fausto E. Celis como Melhor Nano-metragem, o filme iraniano “Pôr em Perigo a Beleza” (The Endanger Beauty) como Melhor Filme Mobile, “Ribeira” de Pypah Santos como Melhor Filme Português, “Gerações, Tradições” de Diogo Figueiredo como Melhor Nano-metragem Portuguesa, “Selfie” de Paulo Fajardo como Melhor Filme Mobile Português, o filme sul-africano “Goblin e as Galinhas” (Fowl Goblin) de Samantha Nortje como Melhor Animação, o filme americano “A Lagoa Superficial” (The Shallow Pond) de Clay Thomas como Melhor Documentário, o filme português “A Grade” (The Grid) de Sebastian Bolenius como Melhor Filme Experimental, o filme brasileiro “Liberdade” (Freedom) de Yuri Sardenberg como Melhor Ficção, o filme britânico “Another Place” de Anna Radchenko e Jeremy Schaulin-Rioux com música de Bastille e Alessia Cara como Melhor Videoclipe e o filme italiano “Bem-vindo a Milão” (Welcome to Milan) como Melhor Filme de Moda.
Cristiano Jesus, Sandra José e Tiago Cerveira, jurados da 3ª edição, também decidiram atribuir Menções Honrosas ao filme britânico “Vida de Cão” (Dog’s Life) de Edoardo Maria Brighenti e aos filmes sul-africanos “Flor no Metro” (Flower in the Subway) de Christine Le Clézio e “Damão-do-cabo” (Dassie) deKayley Wagner e Abdullah Akram.
O Moinho Cine Fest é organizado pela ANARTEM – Associação Cultural sob a direção do cineasta André Almeida Rodrigues e conta com a Câmara Municipal de Matosinhos e a União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões como parceiros institucionais.