Plantas digitais na indústria da construção em Portugal

Plantas digitais

Marktest

Partilhe:

Translate

Vivemos num mundo digital onde tudo aquilo que nós fazemos se encontra disponível na Internet ou na Cloud. Por isso é normal que os vários setores de atividade se tentem adaptar e adotar novas tecnologias, sendo que a indústria da construção e da arquitetura em Portugal não é uma exceção.
Esta indústria beneficia hoje em dia de tecnologia para tornar mais fácil a partilha e o trabalho em projectos de engenharia e arquitectura. Neste caso, trabalhos precisos tornam-se mais fáceis de executar.

A indústria antigamente…

Antigamente era tudo feito em papel, utilizando ferramentas como o esquadro ou a régua. Hoje em dia é tudo muito mais fácil utilizando programas como, por exemplo, o Autocad onde podemos fazer plantas digitais de uma forma mais rápida e fácil.
Se fossemos por exemplo a uma Câmara Municipal e pedíssemos a planta de um determinado terreno ou edifício, iriam ser mostrados papeis antigos e não a informação em computador. Antigamente era assim que era feito, no entanto, nos dias de hoje, é tudo diferente graças à informática.
 

A transformação digital da indústria

Enquanto os computadores foram evoluindo naturalmente, também o software disponível para a indústria teve alterações profundas. Além do Autocad existem muitos softwares no mercado para ajudar nesta tarefa de desenhos de casas como o Revit. Este software pode ser usado para desenhar vistas exteriores, planear escritórios, fábricas e muito mais. Este programa é um auxiliar ao design técnico que acelera todo o processo.
Sempre com foco no objetivo, é possível tirarmos proveito da tecnologia e utilizar estas e outras ferramentas para nos ajudar a mostrar um melhor e mais apelativo trabalho.
 

Caneta digital

Uma caneta digital como o Apple Pencil é uma ferramenta muito importante porque pode permitir desenhos fáceis, que depois podem ser passados com mais detalhe para outros meios. Além disso, é possível tomar notas com esta caneta que pode ser usada num tablet ou iPad garantindo assim uma mobilidade maior do que um computador portátil.
Esta caneta funciona também para tirar apontamentos, e não apenas para fazer desenhos.
 

Time tracking ou tempo contabilizado

Existem muitos sítios onde se pode fazer a contabilização do tempo que passamos a trabalhar para um cliente. Ferramentas como ActiveCollab funcionam muito bem para isso e ajudam a manter uma contabilização das horas alocadas a um cliente.
Este tipo de ferramenta ou serviço permite também criar tarefas e definir o tempo, prioridade e quem está a gerir a tarefa por forma a fazermos uma melhor gestão do projeto.
 

Ficheiros na Cloud

Utilizar uma Cloud é sempre benéfico e produtivo. Os serviços que atualmente existem têm backup automático, ou seja, podemos restaurar um ficheiro anterior caso exista algum erro. Neste caso podemos sempre recuperar alguma informação caso exista um engano.

Portanto este tipo de serviço funciona bastante bem para alterações de projetos onde temos que, por vezes, encontrar informações antigas que já apagámos.
De certeza que com essas ferramentas vai ser muito mais fácil trabalhar nesta indústria, com a devida transformação digital já na sua mente. E desta forma o seu trabalho vai ser mais produtivo e na realidade ficam todos a ganhar: o seu trabalho é feito mais rápido e o cliente fica satisfeito. 


Marktest


Partilhe: