Por que todos os viajantes precisam de uma VPN?

Jovem ao telemóvel com portátil

Marktest

Partilhe:

Translate


Conectar o seu telefone, tablet ou laptop ao WiFi público em cafés, hotéis ou aeroportos pode expor a sua atividade de navegação e credenciais de login a possíveis ameaças. Para se manter seguro, use sempre uma VPN (Virtual Private Network, rede virtual privada) quando estiver a usar o WiFi público. Esse é apenas um dos muitos benefícios que uma VPN de viagem de ponta oferece aos viajantes e nómadas digitais.

Você precisa de uma VPN quando estiver a viajar?

Sim, com certeza você precisa. Uma VPN para viagens pode oferecer vários benefícios que incluem segurança, acessibilidade e liberdade de movimento. Continue a ler este artigo para saber mais.

1. Wi-Fi público seguro

Toda a gente adora coisas gratuitas, especialmente Wi-Fi público. Muitos viajantes tentam conectar-se a várias redes enquanto estão em trânsito, mas isso nem sempre é seguro. As redes públicas geralmente são abertas e mais vulneráveis a riscos.

Os hackers podem aceder facilmente a dados confidenciais, portanto, é fundamental reconhecer os perigos do uso de Wi-Fi público. Como estas redes não exigem uma senha, não sabe quem está conectado. Para se manter seguro, considere o uso de uma VPN. Lembre-se de ativar a sua VPN na próxima vez que estiver a trabalhar num café ou no aeroporto.

2. Acesso a conteúdo com restrição geográfica

Em dias chuvosos ou durante noites sem dormir por causa do jet lag, muitos de nós recorremos às nossas plataformas de streaming favoritas para assistir a filmes ou assistir às séries mais recentes. No entanto, pode ser frustrante descobrir que alguns serviços, como Hulu, BBC ou Starz Play, só estão disponíveis em determinados países.

Embora a Netflix e a Amazon Prime estejam disponíveis em quase todos os lugares, as suas bibliotecas de conteúdo variam de acordo com a região, o que significa que talvez não consiga assistir aos seus programas favoritos quando estiver a viajar.

Sem dúvida que uma VPN pode resolver esse problema. Agora vale a pena registar o que é uma VPN e como funciona. Se precisar que expliquemos a VPN, basta consultar este link. Em termos mais gerais, uma VPN adiciona outro servidor entre si e o servidor final, cuja localização pode ser escolhida. As VPNs confiáveis, como a VeePN, têm mais de 2500 servidores VPN. Você pode se passar por alguém de outro país e ver filmes ou programas livremente com restrições regionais.

3. Compartilhamento seguro de dados

Muitas pessoas viajam em trabalho e precisam de medidas de segurança melhores para proteger as suas informações. Com cada vez mais empresas a adotar o trabalho remoto, os funcionários precisam de ser mais cautelosos com os seus documentos e dados quando trabalham fora do escritório.

Quando os funcionários estão de férias, mas ainda precisam de trabalhar, é fundamental minimizar as ameaças cibernéticas. Para aqueles que frequentemente enviam e-mails importantes e compartilham arquivos, uma VPN oferece uma maneira segura de garantir uma comunicação segura.

4. Prevenção do congelamento de contas financeiras

Para evitar que a sua conta bancária seja congelada durante uma viagem internacional, o uso de uma VPN pode ser um salva-vidas. Veja como uma VPN pode ajuda-lo:

Quando faz login na sua conta bancária de um país estrangeiro, o seu banco pode considerar isso uma atividade suspeita e congelar a sua conta. Por exemplo, fazer login nas Filipinas quando normalmente acede à sua conta no Reino Unido pode acionar um bloqueio de segurança. Ao usar uma VPN e configurar o endereço IP para sua região de origem, pode evitar esse problema e manter a sua conta acessível.

Outra maneira de evitar o congelamento de contas é notificar o seu banco sobre os seus planos de viagem com antecedência. Forneça-lhes os locais e as datas específicas da sua viagem para garantir operações bancárias tranquilas enquanto estiver fora do país.

Jovem sentada com portátil

5. Proteja o seu trabalho remoto

Se é um nómada digital ou está a tentar se desconectar, às vezes precisa de comunicar com o trabalho. Mas o acesso a redes corporativas no exterior pode levar a graves violações de dados.

Os hackers precisam apenas de um elo fraco para se infiltrar nas redes corporativas. Mesmo que você esteja apenas a verificar os seus e-mails de trabalho, é fundamental criptografar a sua conexão com uma VPN para sua segurança.

6. Economize dinheiro

Uma das vantagens ocultas de usar uma VPN durante uma viagem é a possibilidade de economizar dinheiro. Os preços dos voos e alojamento podem variar de acordo com a sua localização. Costumo fazer experiências em diferentes países usando a minha VPN para encontrar as melhores ofertas de voos.

Às vezes, os países mais ricos têm preços mais altos, enquanto o país de origem de uma companhia aérea pode oferecer descontos especiais. Ao experimentar locais diferentes, você pode descobrir economias substanciais na sua viagem fazendo compras com uma VPN.

7. Manutenção da privacidade

Os seus dados pessoais no seu telefone, tablet ou computador devem permanecer privados. Infelizmente, nem todos concordam com isso. Quando você viaja e se conecta ao WiFi local, os hackers e alguns governos estrangeiros podem espiar o seu dispositivo e rastrear a sua atividade on-line, especialmente se estiver a visitar sites proibidos ou a usar aplicativos proibidos.

Para proteger a sua privacidade e evitar a censura, use uma VPN. Uma VPN esconde as suas atividades on-line de olhos curiosos. No entanto, esteja ciente de que alguns países tentam bloquear o acesso à VPN. Mesmo com essas restrições, você ainda poderá ter sucesso se a VPN escolhida não for bloqueada.

Conclusão

Lembre-se de usar uma VPN ao viajar para beneficiar totalmente dessa ferramenta de segurança cibernética. Ela é simples e económica, garantindo que os seus dados permanecem protegidos sem grande incómodo. Embora os hackers estejam constantemente a procurar vulnerabilidades, uma estratégia sólida de segurança on-line manterá as suas informações seguras.


Marktest


Partilhe: