Rali de Portugal 2015 com centro nevrálgico na Exponor

Marktest

Partilhe:

Translate

A ronda lusa do Mundial de Ralis será totalmente disputada a norte do rio Douro e terá o centro nevrálgico em Matosinhos, nas instalações da Exponor, em Leça da Palmeira.

 

O Automóvel Club de Portugal (ACP) reuniu, esta segunda-feira, com representantes dos 13 municípios envolvidos na organização da edição de 2015 do Vodafone Rally de Portugal , que terá lugar entre os dias 21 a 24 de Maio, tendo dado a conhecer o formato da prova, que regressará ao Norte do país, depois de um ciclo de uma década no Algarve e Baixo Alentejo e 14 anos após a sua última edição nortenha a contar para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

 

No encontro realizado nas instalações do Turismo do Porto e Norte de Portugal, as autarquias de Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho ficaram a saber, em primeira mão, os detalhes da próxima edição da ronda lusa do WRC.

 

Totalmente disputado a norte do rio Douro e com o centro nevrálgico localizado em Matosinhos, nas instalações da Exponor, o rali apresentará um formato compacto, integrando um total de 16 provas de classificação, as quais serão repartidas pelos quatro dias de competição.

 

A mais importante prova do desporto motorizado realizada em Portugal terá como aperitivo o shakedown, que se disputará no concelho de Paredes, na manhã de 21 de Maio (quinta-feira), com as últimas centenas de metros do troço a decorrerem no interior das instalações do Kartódromo de Baltar.

 

Ao início da tarde do mesmo dia, o pelotão do Rali de Portugal rumará à cidade de Guimarães, onde, tendo como pano de fundo o castelo que representa a fundação da nacionalidade, terá lugar a cerimónia de partida. Os primeiros quilómetros cronometrados vão disputar-se na pista de ralicrosse de Lousada, que será palco da única Super Especial da prova.

 

No segundo dia de competição (sexta-feira, 22 de Maio), os concorrentes rumarão ao Alto Minho para enfrentar uma dupla passagem pelos troços de Ponte de Lima (27,45 quilómetros), Caminha (18,05km) e Viana do Castelo (18,79km).

 

Este figurino competitivo vai repetir-se no dia 23 de Maio (sábado), na região do Marão, com duas passagens pelas classificativas de Baião (18,57km), Marão (27,64km) e Amarante (37,67km).

 

Para domingo, 24 de Maio, estão reservados dois troços: Fafe (11,15km), cuja secção final foi utilizada nos últimos três anos como palco do bem-sucedido WRC Fafe Rally Sprint, será disputado por duas vezes, a segunda das quais corresponderá ao Power Stage, entre as quais se intercalará uma passagem pela longa classificativa de Vieira do Minho, a qual, com os seus 32,35 quilómetros poderá ter um papel de relevo no estabelecimento da classificação final da prova.

 

Com uma extensão total de 1.529,43 quilómetros, dos quais 354,35 correspondem a 16 provas de classificação, o WRC Vodafone Rally de Portugal 2015 é caracterizado pelo ACP como “uma prova moderna, em linha com os atributos que a tornaram uma referência no quadro do Mundial de Ralis, que integra no seu percurso alguns dos cenários míticos onde se escreveram importantes páginas da história da prova”.

 

in Lusomotores

Marktest


Partilhe:

Comentar