SALt On Tour: longas e curtas-metragens em Matosinhos

Salt On Tour - Matosinhos

Marktest

Partilhe:

Translate


O SALt On Tour visita o norte como extensão do SAL – Surf at Lisbon Film Festival dedicado à divulgação da cinematografia internacional do surf. Este evento acontece por ocasião da realização do Junior Cup – Campeonato Nacional Surf Esperanças 2015, uma das provas de maior relevância para a Federação Portuguesa de Surf.

No SALt On Tour vão ser exibidos alguns dos mais recentes filmes internacionais ligados à cultura do surf. O calçadão de Matosinhos vai transformar-se numa pequena sala de cinema, ao ar livre e gratuita, para todos os que quiserem ver as mais recentes propostas internacionais cinematográficas associadas à cultura do surf.

A forte ligação ao mar das duas cidades anfitriãs do Junior Cup, também se reflete na sua própria identidade cultural. De acordo com a organização «a vinda do SAL ao norte estava já predestinada por natureza e, nada melhor do que uma etapa do campeonato nacional de surf esperanças, para marcar o ano zero desta experiência», justifica Joana Lima da S.P.O.T, entidade que organiza o evento em Matosinhos, em parceria com a Câmara Municipal.
Nesta mostra de curtas e longas metragens, algumas destas premiadas na edição passada do SAL Surf at Lisbon Film Festival, pretende-se marcar o início de uma parceria que traga cada vez mais filmes de surf ao norte do país.

De entre as películas a serem exibidas, 5 e 6 de setembro, a partir das 21 horas, destacam-se “Attractive Distractions” de Albee Layer e Dan Norkunas, com dez dos mais jovens e progressivos surfistas da atualidade numa aventura por spots paradisíacos; uma viagem surreal a 16 mm por “Strange Rumblings in Shangri-la” de Joe G e Chas Smith; “The Fortune Wild” de Ben Gulliver com 3 surfistas numa expedição às costas remotas de Haida Gwaii.

Paralelamente à mostra cinematográfica, e ao longo dos dois dias do Junior Cup, o SALt On Tour trata dos estômagos mais exigentes com algumas propostas gastronómicas presentes em quatro food trucks, a saber: Comida de Rua; Munchies; Puorto – honest food e Crepes da Francisca. A partir das 17 e até às 21 horas, as tardes de música e surf invadem o calçadão da praia de Matosinhos com prestações de djs, entre os quais Xico Ferrão (um dos 7 Magníficos) e João Guedes da Porto Swing Jam.

Curtas e longas metragens em exibição:

Sábado 5 setembro

• The Cradle of Storms de Bryce Lowe-White

Alex Gray, Josh Mulcoy e Pete Devries partem numa viagem pelo remoto arco das Ilhas Aleutas no Alasca, berço dos sistemas de baixas pressões que enviam ondulações para o resto da civilização. Tendo como cenário a paisagem vulcânica das Aleutas, The Cradle of Storms é exploração de surf de água fria ao seu melhor.

• Palmera Expres de Eddie Obrand

Um aventura e viagem de um grupo improvável de surfistas singulares e talentosos, nómadas à deriva numa ilha e com o objetivo de explorar ondas fantásticas, surfadas semi-psicadélicas e ripar em pranchas estranhas. Todos a bordo para o Palmera Express. Um filme produzido pela Vissla.

• De Passage de Russel Brownley e Mark Tesi

Realizado por Russell Brownley e Mark Tesi (director creativo global da Reef), De Passage foi filmado no Tahiti, Bali, Austrália, e África do Sul e a vida surreal do surfista viajante, com as participações dos embaixadores Reef como Mick Fanning, Rob Machado, Alana Blanchard, Shane Dorian, Kai Otton, Tia Blanco, ou Taylor Knox. Um filme produzido pela Reef.

• Attractive Distractions de Albee Layer e Dan Norkunas

Dez dos mais jovens e progressivos surfistas da atualidade numa aventura nas suas praias locais e spots paradisíacos. Desde as ondas de Nick Von Rupp na Ericeira, até às gigantes ondas de Jaws em Maui, poderão contar com um surf explosivo, criativo e refinado. Sempre acompanhando de uma grande banda sonora. Ingredientes que fazem de Attractive Distractions um dos grandes filmes deste ano. Com Nic Von Rupp, Albee Layer, Matt Meola, Clay Marzo, John John Florence, Chippa Wilson, entre outros.

Domingo, 6 de setembro

• I’ve Had Toom Much to Dream Last Night de Dustin Humphrey

O filme segue as viagens simples de dois surfistas, encontrando amigos pelo caminho, numa caminhada sem destino através de um arquipélago cheio de ilhas e picos. Um verdadeiro paraíso de ondas de todos os tipos, desde longos pointbreaks até ondas difíceis carregadas de ouriços no meio do nada. Um filme produzido pela DEUS.
Link: https://vimeo.com/95250540

• Strange Rumblings in Shangri-la de Joe G e Chas Smith

Strange Rumblings in Shangri-la presta homenagem aos grandes exploradores como Jacques Cousteau. Conta a história da busca pelo paraíso, apenas para chegar à conclusão que a viagem é muito mais interessante que o destino. Se soa familiar, é porque o é. A narrativa é interessante e, muitas vezes engraçada, e as imagens surreais são captadas em película de 16mm. Um filme produzido pela Globe

• Russia, The Outpost Vol. 1 de Chris Burkard e Ben Weiland

Russia, The Outpost Vol. 1 é um filme de Chris Burkard e Ben Weiland que segue Keith Malloy, Dane Gudauskas, Cyrus Sutton, Trevor Gordon, Foster Huntington, Chris Burkard, e Ben Weiland numa jornada pelas paisagens remotas e inóspitas da península de Kamchatka, no frio leste da Rússia, acampando e pescando pelo caminho, numa busca inédita por surf e aventura.

• The Fortune Wild de Ben Gulliver

Com Pete Devries, Reid e Arran Jackson, The Fortune Wild acompanha uma expedição às costas remotas de Haida Gwaii, uma cadeia de ilhas batidas por ondas e de densas florestas ao largo da British Columbia, no Canadá. Surfando, acampando e procurando comida nas intocadas praias da zona, os três surfistas afastam-se do mundo moderno para uma existência mais calma e auto-suficiente.

in Surfportugal

Marktest


Partilhe:

Comentar