Translate
Administrador da MatosinhosHabit convidado por Helena Roseta para incorporar equipa do “Housing 4 People”
O administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, vai integrar o projeto de investigação “Housing 4 People – Habitação Pública em Portugal – Fatores determinantes da boa governança de bairros sociais”. Trata-se de uma iniciativa que reúne investigadores do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e cuja candidatura aguarda aprovação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O objectivo será avaliar a qualidade da habitação pública e da sua gestão no nosso país.
Dado que em Portugal existe uma lacuna no conhecimento sobre a qualidade e governança do parque habitacional público, o “Housing 4 People” foi criado com o objectivo de contribuir para o avanço do conhecimento científico, desenvolvendo uma metodologia participativa para aferir a qualidade da habitação pública e da sua gestão, tendo como resultado imediato a criação de um Manual de Boas Práticas destinado a gestores e moradores.
Com o intuito de responder à questão “como avaliar e melhorar a qualidade da habitação pública e da sua gestão em Portugal?”, os dados recolhidos nesta investigação servirão para avaliar os resultados dos investimentos públicos e contribuir para que os novos investimentos em habitação pública produzam resultados sustentáveis, otimizando a actual e futura resposta habitacional pública.
Housing 4 People
Assim, o projeto “Housing 4 People” incluirá estudos de casos que incidirão sobre dez bairros de habitação pública, previamente selecionados no território continental, tendo em conta a diversidade geográfica, a dimensão, a idade dos bairros e a diversidade das entidades gestoras.
O painel de consultores deste programa, além de Tiago Maia, vai reunir uma equipa de especialistas ligadas à gestão da habitação pública, entre investigadores, geógrafos, arquitetos e sociólogos, com vasta experiência em estudos sociodemográficos e territoriais, nos domínios das políticas de habitação, estudos urbanos e governança, e em gestão de parque habitacional público.
Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, trata-se de «um desafio aliciante dado que estamos a falar de um projeto de investigação único em Portugal relacionado com a habitação pública e com a sua gestão. De facto existem no nosso país vários trabalhos científicos sobre políticas de habitação, no entanto não existem estudos sobre a qualidade e governança da habitação pública, e nesse sentido este estudo é não só pioneiro como inovador. Vai ser interessante analisar estes resultados e as suas conclusões. Fazer parte deste painel de investigadores será por isso uma honra e um estímulo, nomeadamente para quem, como eu, trabalha diariamente com a realidade habitacional.»
RELACIONADOS:
Comentar