Agenda Nacional Saúde

“Tratar o cancro por tu” volta à estrada com a 2ª edição

Ciclo de Sessões "Tratar o Cancro por Tu"

Depois de uma primeira edição de grande sucesso, que juntou centenas de pessoas um pouco por todo o país, o Ipatimup volta a sair dos laboratórios e dos consultórios dos hospitais para falar com a população sobre os mais recentes avanços científicos e médicos na área do cancro. De 19 de janeiro a 23 de março de 2023, em seis capitais de distrito, alguns dos melhores especialistas locais e do Ipatimup vão falar sobre cancros de grande relevância: pulmão, mama, cólon, próstata, pele e tumores pediátricos.

Numa altura em que os constrangimentos orçamentais e a pandemia ainda se fazem sentir ao nível das doenças oncológicas, com impacto quer no aumento da mortalidade quer no número de casos diagnosticados tardiamente, o Ipatimup inicia este novo ciclo de sessões quinzenais sobre literacia de cancro com os mesmos objetivos da primeira edição: informar sobre as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar conceitos, alertar para o diagnóstico precoce e colocar os doentes no centro da discussão.

À iniciativa juntam-se novamente alguns dos melhores especialistas nacionais, com destaque para a presença em todas as sessões do Prof. Manuel Sobrinho Simões. Desta vez, contamos também com participação do reconhecido ator Jorge Serafim que, através de contos populares e algum humor, humanizará o tema.

A primeira sessão, sobre tumores pediátricos, realiza-se no Porto, a 19 de janeiro, e a segunda, sobre diagnóstico e tratamento da próstata, será a 9 de fevereiro, em Braga. Segue-se uma sessão sobre cancro do pulmão, em Coimbra, sobre cancro da mama, no Funchal, cancro da pele, em Vila Real, e cancro do cólon, em Évora.

Com estas sessões, explica José Carlos Machado, membro da Direção do Ipatimup, “procuramos desconstruir alguns dogmas associados ao cancro. É verdade que é uma doença que, por ano, mata mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 28 mil em Portugal, mas o seu diagnóstico está longe de constituir uma sentença de morte. Na verdade, o diagnóstico precoce e a evolução no tratamento colocam-nos hoje numa situação em que a mortalidade associada ao cancro é inferior a 50%. Estas sessões destinam-se a todos os cidadãos, pois todos corremos o risco de desenvolver cancro, e se há uma coisa que aprendemos é que um doente com cancro bem informado é um doente mais bem tratado”.

«Tratar o cancro por tu» estará, assim, ao alcance de todos. Cada uma das seis sessões dará origem a um podcast na Antena1, que estará disponível na RTP PLAY, bem como nas várias plataformas de ‘streaming‘.

Os eventos realizam-se em parceria com a Antena1, a RTP2 e a Roche Foundation Medicine e contam também com o apoio da Merck.

Calendário das sessões “Tratar o cancro por tu”

19 de janeiro – 18h30 – Diagnóstico e Tratamento – Tumores Pediátricos – Porto, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

09 de fevereiro – 18h30 – Diagnóstico e Tratamento – Próstata – Braga, Auditório do Centro de Juventude

16 de fevereiro – 18h30 – Diagnóstico e Tratamento – Pulmão – Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra

02 de março – 18h30 – Diagnóstico e Tratamento – Mama – Funchal, Auditório do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira

16 de março – 18h30 – Diagnóstico e Tratamento – Pele – Vila Real, Auditório do Teatro Municipal

23 de março – 18h30 – Diagnóstico e Tratamento – Cólon – Évora, Universidade de Évora, Auditório do Colégio do Espírito Santo

Para adquirir bilhetes:

Porto – https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-porto-482424092447
Braga – https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-braga-482473058907
Coimbra – https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-coimbra-482955281247
Funchal – https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-funchal-482960877987
Vila Real – https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-vila-real-482973746477 Évora – https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-evora-483000496487