Translate
A 6 de novembro, durante o II Colóquio Internacional TEOTOPIAS, no Porto
Uma cameleira, cujas flores estavam entre as preferidas da poetisa, e uma estrutura em granito, com um verso de Sophia inscrito: “Trazida ao espanto da luz”. Será assim o Memorial a Sophia de Mello Breyner Andresen, da autoria de Avelino Leite, cuja inauguração está agendada para 6 de novembro, às 12 horas, nos jardins da Universidade Católica no Porto. Uma iniciativa da Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen, patrocinada pelo BPI | Fundação “La Caixa”.
O Memorial de Sophia foi projetado no âmbito da celebração do centenário do nascimento da autora, celebrado a 6 de novembro de 2019. Pretende-se que seja um lugar de repouso e de contemplação, um convite para parar junto a um lugar de passagem: uma camélia dentro de um círculo. Oferecida pelo Jardim Botânico do Porto (casa-quinta onde Sophia nasceu e passou a infância), a camélia constitui uma nova variedade, batizada com o verso da poetisa portuense: “Trazida ao espanto da luz”.
“Sophia de Mello Breyner Andresen é uma figura única e incontornável da cultura portuguesa. Queremos que Sophia habite o campus da Católica no Porto e inspire a nossa missão de formar pessoas e de renovar o país e o mundo pela excelência do exemplo,” salienta Isabel Braga da Cruz, presidente da Universidade Católica no Porto.
Memorial de Sophia de Mello Breyner Andresen
O Memorial de Sophia será inaugurado no dia 6 de novembro, às 12 horas, pela reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, com a presença da diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e da vice-reitora da Universidade do Porto, e de Fátima Vieira. Este momento está integrado no II Colóquio Internacional TEOTOPIAS: “A violenta escuridão de se abeirar da luz”, que se realiza entre 4 e 6 de novembro, e onde se irá celebrar o cinquentenário do nascimento de Daniel Faria (poeta e aluno da Universidade Católica e da Universidade do Porto).
A entrada é livre e o programa do evento pode ser consultado aqui.