Urgência do Pedro Hispano sem cirurgia até final de outubro

Urgência Hospitalar

Partilhe:

Translate

As urgências do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, estão sem cirurgia geral até ao final de outubro, devido à falta de recursos humanos. A medida foi anunciada pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), que justificou a decisão com a necessidade de “assegurar a qualidade e segurança dos cuidados de saúde“.

A partir desta sexta-feira, 6 de outubro, todos os utentes que precisarem de ser observados por Cirurgia Geral no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano terão de ser referenciados para outras instituições com as quais a ULSM já articulou, nomeadamente o Centro Hospitalar Universitário de São João e o Centro Hospitalar Universitário de Santo António.

Em comunicado, a ULSM refere que a suspensão do apoio da especialidade de Cirurgia Geral ao Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano, às sextas, sábados e domingos até ao final de outubro, acontece por que “estes são os dias em que há um menor volume de trabalho e, por isso, entendeu concentrar nos restantes dias o maior número de profissionais, de modo a garantir as condições de segurança para os utentes e profissionais”.

Acesso pedonal ao Hospital Pedro Hispano Matosinhos
Hospital Pedro Hispano – Matosinhos

“Desta forma pretende-se a continuidade de resposta interna aos doentes em internamento nos vários serviços do Hospital Pedro Hispano havendo capacidade para realização de intervenções cirúrgicas sempre que necessário”, acrescenta o referido comunicado.

Segundo a FNAM, os serviços de urgência estão “fortemente condicionados e com equipas insuficientes” um pouco por todo o país. São mais de três dezenas as unidades hospitalares nestas circunstâncias.

Além dos serviços de urgência, há efeitos conexos, fruto da deslocação dos médicos de outros serviços para as escalas dos serviços de urgência, nos serviços de Anestesia, Cardiologia, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Medicina Interna, Medicina Intensiva, Ortopedia e Pediatria.


Partilhe: