À Espera de Godot

Dia Mundial do Teatro: atividades online para todas as idades no TNSJ

Entre outras sugestões, À Espera de Godot e O Balcão são as produções próprias que sobem ao palco virtual da Casa para assinalar a data

Com o espaço físico ainda “vedado”, as celebrações do Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de março, vão chegar ao conforto e à segurança da casa dos espectadores. Para comemorar a data, o Teatro Nacional São João (TNSJ) apresenta uma série de atividades online que vão reunir públicos de todas as idades nas plataformas digitais da Casa. O programa arranca às 09h00, com a Oficina de Páscoa no Teatro, sendo que ao longo do dia vai ser possível assistir às transmissões de duas produções próprias da Instituição que marcaram o ano do Centenário do seu edifício-sede: À Espera de Godot e O Balcão. O programa digital do São João conta ainda com o lançamento de mais um episódio de Todos os que Falam, uma apresentação do Clube de Teatro Sub-18 e o lançamento do projeto Bambolina!.

Produções próprias em dose dupla

Depois de se ter estreado numa apresentação única, em live streaming, no dia que assinalou o fim das celebrações do Centenário do São João, o espetáculo À Espera de Godot está de regresso ao palco virtual da Casa. Com encenação do cosmopolita e multipremiado Gábor Tompa e interpretação do elenco “quase” residente do São João, a peça convida o espectador a testemunhar os jogos de sobrevivência de dois duetos e um (falso) solo, enquanto esperam pela vida e alimentam a esperança de salvação. À Espera de Godot fica disponível para visualização a partir das 21h00 de sexta-feira, 26 de março.

Também neste dia, vai ser possível assistir ao espetáculo que encerrou a “trilogia de inauguração” do diretor artístico do São João, Nuno Cardoso. O Balcão, a obra mais “ambígua” e “terrível” do dramaturgo francês Jean Genet, leva o seu jogo de espelhos ao palco digital da Casa, dando a conhecer alguns dos clientes de um bordel de luxo, como o Bispo, o Juiz ou o Chefe da Polícia. Nesta peça marcada pela sedução e pelo erotismo, ouvem-se ainda os ecos de uma revolução em curso. As duas produções próprias da Casa ficam disponíveis on demand – em tnsj.bol.pt – até 4 de abril. Os bilhetes para as peças têm o valor de 2 euros e permitem a visualização do espetáculo até três dias após a sua aquisição.

Centro Educativo invade o espaço digital da Casa

Depois de em dezembro ter apresentado Once Upon a Time …, o Clube de Teatro Sub-18 do Centro Educativo põe o “sentido das palavras de Vicente a medir forças com o audiovisual” em E se Gil Vicente passasse na Netflix?. O projeto, que resulta de um trabalho intenso desenvolvido nos últimos três meses, será apresentado via Zoom, mediante inscrição prévia. O Centro Educativo do TNSJ propõe ainda a sua emblemática Oficina de Páscoa no Teatro, que procura dar asas à imaginação dos mais novos, aliando o seu poder criativo ao mundo e às emoções. Com orientação de Marta Freitas, a oficina destina-se a participantes entre os 10 aos 13 anos de idade e decorre até ao dia 1 de abril. A inscrição é obrigatória e tem um custo de 40 euros.

Novos projetos para celebrar os 100 anos de vida!

Todos os que Falam, é o um dos mais recentes projetos do São João composto por uma série de entrevistas com quem conhece, pensa e faz teatro. Depois da conversa com Gábor Tompa, chega a vez de Frank Castorf, que em dezembro levou ao palco do TNSJ a leitura cruzada de Racine e Artaud em Bajazet, considerando o Teatro e a Peste. No segundo “capítulo” deste projeto, o histórico diretor do teatro Volksbühne, em Berlim, dá a conhecer a sua visão singular sobre o teatro, numa entrevista que pode ser acompanhada às 12h00, no Facebook e Instagram da Casa. Neste dia, vai ser ainda possível ficar a conhecer o terceiro volume dos Cadernos do Centenário, através da publicação do ebook Teatro Visual: 100 Anos de Objetos Gráficos, de Francisco Laranjo.

A proposta do São João para a tarde de sábado passa ainda pelo acompanhamento do lançamento de uma das criações da Casa: Bambolina! – Um Glossário Intempestivo de Teatro. O projeto tem como objetivo apresentar um dicionário performativo – constituído por termos técnicos, conceitos, jargão ou história(s) do teatro – através das explicações e representações na primeira pessoa de quem vive por dentro esta arte. Os primeiros verbetes de Bambolina! podem ser vistos na RTP2, a partir das 14h55, e contam com o contributo de 12 atores que ao longo das últimas duas décadas têm vindo a colaborar com a Instituição, por exemplo, nas suas produções próprias.


sendinblue

Data

26 - 27 Mar 2021
Expired!

Hora

9:00

Preço

2.00€
Online (Redes Sociais)

Local

Online (Redes Sociais)
Redes Sociais
Categorias
Teatro Nacional São João

Organizador

Teatro Nacional São João
Telefone
22 340 1900
Website
https://www.tnsj.pt/pt

Maio 2021

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
26
27
28
29
30
1
2
Events for 1 Maio
Sem Eventos
Events for 2 Maio
Sem Eventos
3
4
5
6
7
8
9
Events for 3 Maio
Events for 4 Maio
Events for 5 Maio
Events for 6 Maio
Events for 7 Maio
Events for 8 Maio
Events for 9 Maio
10
11
12
13
14
15
16
Events for 10 Maio
Events for 11 Maio
Events for 12 Maio
Events for 13 Maio
Events for 14 Maio
Events for 15 Maio
Events for 16 Maio
17
18
19
20
21
22
23
Events for 17 Maio
Events for 18 Maio
Events for 19 Maio
Events for 20 Maio
Events for 21 Maio
Events for 22 Maio
Events for 23 Maio
24
25
26
27
28
29
30
Events for 24 Maio
Events for 25 Maio
Events for 26 Maio
Events for 27 Maio
Events for 28 Maio
Events for 29 Maio
Events for 30 Maio
31
1
2
3
4
5
6
Events for 31 Maio
Events for 1 Junho
Events for 2 Junho
Events for 3 Junho
Events for 4 Junho
Events for 5 Junho